TGestiona automatiza os processos e descentraliza as atividades do seu RH, dando maior autonomia para seus funcionários e permitindo que a área de gestão de pessoas atue apoiando as estratégias da organização.
3.200
funcionários
Empresa de
outsourcing
Cliente LG
desde
2010
“Quando você tem um fornecedor preocupado como a LG, investindo e lançando versões de produtos, você percebe que sempre vai poder contar com essa solução.”
A TGestiona é uma empresa de outsourcing de serviços, formada dentro do Grupo Telefônica. Cliente da LG lugar de gente desde 2001, ano em que a empresa de outsourcing foi fundada, a TGestiona utilizava apenas a solução de folha de pagamento da LG, tendo outro fornecedor para os demais módulos de RH. No entanto, a partir de 2008, a empresa viu a necessidade de ter uma solução única, que pudesse automatizar os processos de RH, além de dar maior autonomia ao colaborador. Tudo isso como parte de um programa de autogestão do RH, que visava descentralizar as atividades da área, dando condições para que os funcionários pudessem executar as mesmas.
Após analisar as demandas, “procuramos a LG e perguntamos qual seria a melhor ferramenta para atender nossa necessidade. Então, nos foi apresentado o Gen.te Agrega - Autoatendimento, que oferece a flexibilidade para configurar os fluxos de acordo com o que está definido nas nossas políticas de RH, assim como a possibilidade de capacitar nosso time interno para que ele possa dar continuidade à construção das demais etapas do programa de autogestão”, conta o Diretor de Tecnologia, Luiz Andrade.
“O departamento praticamente não precisa participar de determinados processos. Por exemplo, automaticamente as férias são agendadas, estão programadas e o funcionário recebe o valor correspondente. Mas isso só é possível porque estamos falando de uma suíte integrada”, ressalta Luiz.
Para ter a independência que desejava e poder continuar a construção do processo de autogestão, a TGestiona optou por adquirir também o Gen.te Flui - Workflow, que permite a criação de fluxos de trabalho. “Se não pudéssemos atuar diretamente sobre a construção e parametrização dos workflows, o programa teria uma dificuldade e um custo muito maior para ser executado. Isso porque, a cada nova fase do programa, seria preciso passar por um novo projeto de implantação”, explica Luiz Andrade.
“Os mesmos serviços que os nossos funcionários consomem, os funcionários de outras empresas do grupo atendidas por nós também consomem”, revela o diretor de tecnologia. Além da oferta de um serviço automatizado, há ainda a possibilidade de personalização do portal de autoatendimento de acordo com as preferências de cada cliente.
“Quando você tem um fornecedor preocupado, investindo e lançando versões de produtos, principalmente em um campo como esse, muito influenciado pela Legislação Trabalhista, você percebe que sempre vai poder contar com essa solução, que está up to date com as necessidades que temos e que a Legislação nos exige”, destaca Andrade.
Para Luiz, falar em LG lugar de gente é falar em confiança e comprometimento: “A parceria com a LG é diferenciada, já que oferece não só proximidade, mas também a possibilidade de falar tanto de negócios como também de necessidades da empresa”. E, como não poderia deixar de ser, essa parceria trouxe bons frutos: “Hoje, o RH consegue atuar apoiando a gestão da empresa, muito mais do que atendendo às solicitações operacionais. Dessa forma, a área de Gestão de Pessoas pôde voltar ao que seria o seu escopo original, que é fazer uma gestão muito mais estratégica dos recursos humanos”.
*Os dados aqui apresentados dizem respeito à realidade da TGestiona e a seu relacionamento com a LG em setembro de 2012.