Huma

5 segredos das Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no País

Institucional
12/09/2016

Como crescer em meio a um momento tão desafiador como o que vivemos recentemente na economia brasileira? Essa resposta não é fácil, mas a LG lugar de gente e demais empresas que compõem o ranking “As PMEs que mais crescem no Brasil” sabem bem como responder. Pela 8ª vez, a LG está presente no levantamento realizado pela Deloitte, que este ano reuniu 100 empresas de todo o Brasil.

De acordo com o estudo, o mérito dessas organizações não é apenas ter encontrado caminhos para avançar em meio à turbulência, mas, ainda, pelos resultados positivos registrados de forma consistente durante suas trajetórias. Mas qual o segredo dessas companhias? Confira abaixo 5 razões que fizeram as PMEs continuarem crescendo, apesar do contexto econômico:

1 - Continuidade dos investimentos

Apesar do momento cauteloso e do desaquecimento da economia brasileira, as PMEs com maior crescimento aumentaram seus investimentos nos últimos três anos, com foco em otimizar processos, obter ganho de produtividade e rever o portfólio e suas estratégias. Na LG lugar de gente, isso não foi diferente.

A empresa tornou-se a maior referência brasileira em sistemas de gestão do capital humano, após adquirir, em 2015, a w3, líder de sistemas de gestão de capital humano em SaaS. E, recentemente, também fez a aquisição da eguru, líder em games corporativos no Brasil, com mais de 300 títulos desenvolvidos para diversos segmentos.

2 - Busca por eficiência

Em tempos em que o investimento está mais criterioso, olhar para dentro e focar a atividade principal da empresa mostrou-se um caminho frutífero para as PMEs. Na busca por mais eficiência, a implantação de metas de redução de custos, o foco no core business, a revisão de processos e a renegociação com fornecedores foram ações que mais resultaram em menores gastos.

3 - Monitoramento de desempenho e mercado

As PMEs com maiores taxas de crescimento apresentaram um comprometimento com a adoção de ações de acompanhamento constante de seu desempenho financeiro, práticas de vendas e aspectos externos e concorrenciais que impactam o negócio.

4 - Governança corporativa

As PMEs fortaleceram sua estrutura de compliance em relação ao ano anterior, aumentando a sua adesão a todas as principais práticas de transparência. Além disso, as empresas emergentes acreditam que a governança traz importantes benefícios para a sustentabilidade do negócio.

5 - Foco na sustentabilidade do negócio

Apesar de fortemente pressionadas pela variação do câmbio e pela queda de renda e aumento da inadimplência dos clientes, as PMEs que mais crescem mantiveram o seu nível de endividamento no mesmo patamar dos dois anos anteriores. Esse resultado indica uma adequada gestão financeira e uma boa prática de gestão de riscos e monitoramento de mercado por parte das organizações.

O segredo da LG lugar de gente

Para o Presidente da LG lugar de gente, Paulo Iudicibus, fazer parte das PMEs que mais crescem mostra o empenho do time LG em oferecer o melhor ao mercado. “Nosso segredo, além desses pontos que foram levantados, é também investir em equipes aderentes aos valores da organização e comprometidas com o negócio. Vivemos na LG um momento de profundo alinhamento dos colaboradores com a nossa estratégia de crescimento. Isso tem feito toda a diferença”, destaca Paulo.

Essa notícia possui informações do relatório “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”

Confira nossa participação nos anos anteriores:

2015 - Inovação é um dos segredos das PMEs para manter crescimento
2014 - PMEs, um dos propulsores do Brasil
2013 – LG mais uma vez entre as 250 PMEs que mais crescem no Brasil

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/