Huma

Modernização da Suíte FPW

Institucional
03/08/2011

Foram mais de 34 mil horas de muito trabalho e dedicação para concretizar a migração da linguagem da parte server da suíte FPW. O projeto, que se iniciou em agosto de 2009, nasceu da necessidade de deixar ainda mais moderna a carteira de produtos da empresa, acompanhando novas tendências e exigências do mercado de tecnologia.

O resultado final desse trabalho de mais de dois anos poderá ser conhecido por todos os clientes da LG Sistemas a partir de setembro de 2011. Isso porque, para facilitar o processo e evitar transtornos com a mudança, a empresa optou por uma migração gradativa. “Tivemos que tomar decisões difíceis e cruciais durante o projeto, pois estávamos alterando 100% do código das nossas soluções e isso poderia implicar, em um certo momento, em alguns transtornos para nossos clientes”, afirma a diretora de serviços, Daniela Mendonça.

Os primeiros módulos a serem migrados e liberados para o mercado foram FPW Treinamento e FPW Recrutamento e Seleção, em novembro de 2009. No ano seguinte, mais sete produtos foram migrados e liberados. Assim, a partir dessa decisão de entregas parciais, as dificuldades que foram surgindo em cada liberação serviram como subsídios para melhorar o trabalho para as versões posteriores.

Por último, planejou-se a liberação do FPW Folha de Pagamento, principal produto da empresa. “Como é uma solução que está em 100% dos nossos clientes, utilizada exaustivamente todos os dias e que possui uma grande quantidade de funcionalidades legais, não poderíamos admitir nenhuma falha”, explica Daniela. Assim, a liberação desse módulo foi planejada em duas etapas: uma em abril e outra para setembro de 2011.

Mudanças realizadas

Para chegar a esse resultado, houveram melhorias das funcionalidades dos produtos nos seguintes aspectos:

  • Alteração da linguagem da parte server de "vb6" para "vb.net";
  • Mudança do provider "Microsoft OLE DB Provider for Oracle" para o "Oracle Data Acess Provider", isso porque a Microsoft não fornece mais suporte ao antigo provider, que não opera em ambiente 64 bits;
  • Inserção de controle de transações (rollback) nos gatilhos. Utilizando essa tecnologia, as transações em banco de dados executadas via gatilhos nos nossos produtos voltam à situação original, caso aconteça algum problema.
  • Inclusão de chamadas ao LGTrace no código fonte dos sistemas. O LGTrace é uma ferramenta da LG Sistemas que oferece maior facilidade para rastrear e encontrar bugs nos sistemas através dos logs de alterações.
  • Melhoria no tratamento de erro em boa parte do código, fazendo com que as mensagens retornem para o ponto em que realmente acontecia o erro.

Benefícios da atualização

A segurança de estar utilizando sistemas tecnologicamente atualizados traz vantagens, como por exemplo maior facilidade de manutenção, melhorias de performance, entre outros. Pode-se avaliar os ganhos em algumas funcionalidades do produto, como mostra o quadro abaixo:

Modernização da Suíte FPW
Tabela: Raimundo Viana

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/