Huma

10 ações que um líder pode tomar para aumentar a produtividade da equipe

Mercado
18/07/2016

Liderar uma equipe no mundo corporativo não é uma tarefa fácil. No meio de muitas responsabilidades, pressão e metas, muitas vezes coordenar pessoas exige habilidades e tomada de decisão, algo crucial para a companhia. 

O colunista do site Inc.com, Geoffrey James, elencou uma lista, elaborada por Ott Jõgi colaborador do site Weekdone, com estratégias de como um grande líder pode ter seu trabalho feito, dentro das metas estabelecidas.

1. Seja o exemplo

Quando o assunto é gestão, a famosa frase "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" não é uma estratégia viável. Estudos recentes têm mostrado que o comportamento antiético no nível da gestão faz com que os funcionários fiquem desestimulados, influenciando-os a querer sair da companhia. Então um grande líder é o modelo, do qual a partir dele os funcionários demonstrem entusiasmo e produzam a fim de obter os resultados necessários para a organização.

2. Crises podem ser algo positivo  

Uma crise na empresa não é um evento para se comemorar. No entanto, a dica é que ainda sim é uma fase de aprendizados. Uma empresa com hábitos disfuncionais não vai superar um momento difícil simplesmente porque o líder deu ordens para isso. Logo, faça uso da crise para cultivar a necessidade de mudança e novos hábitos mais produtivos. Incentive sua equipe a manter a produtividade mesmo em fases financeiras mais complicadas.

3. Tenha metas de eficiência

Use objetivos e resultados chaves para mostrar que todo o empenho tem uma consequência positiva, como por exemplo falar de grandes empresas como o Google e o LinkedIn. Desafios, como as metas, são importantes para impulsionar a produtividade.

Faça uso de três passos: primeiro, defina de 3 a 5 objetivos chaves. Depois, dentro de cada um defina de 3 a 4 metas parciais. E por último tenha uma planilha semanal de acordo com os objetivos para acompanhar os resultados. Pessoas que definem metas atingem 10 vezes mais resultados do que as pessoas que ficam à deriva sem planejamento.

4. Deixe sua equipe participar dando sugestões

É importante fazer com que sua equipe esteja ciente e participe de reuniões para dar sugestões pessoais de métodos que podem melhorar a produtividade coletiva. O engajamento da equipe conduz os trabalhos para resultados mais rápidos e efetivos.

A maioria das empresas fazem isso de alguma forma ou de outra, mas muitas vezes de uma forma que insulta a inteligência dos funcionários. E, no entanto, deve funcionar de modo a unir a equipe em busca de resultados sempre dando apoio e orientação.

5. Esclareça as expectativas e ofereça autonomia

O desafio aqui é que alguns funcionários não querem a responsabilidade de tomar decisões, porque eles sabem que serão culpados caso façam algo errado. Você deve encontrar um equilíbrio entre a oferta de autonomia, estando disponível para orientação, além de ter um ‘plano b’ e tolerar uma falha ocasional, que é inevitável.

Para isso siga os passos: descreva o resultado que você deseja alcançar; explique em quanto tempo você espera que a tarefa seja cumprida; depois deixe que o funcionário tenha autonomia para tomar decisões e traga o resultado.

6. Use um processo de gestão baseado em princípios

O conceito de fornecer orientações, ao invés de processos específicos, que oferecem mais flexibilidade para as pessoas fazerem seu trabalho é mais efetivo.

Crie uma doutrina para capacitar a tomada de decisão em toda a equipe. Para isso, faça uma reunião para explicar que as metas a serem batidas têm um propósito em comum e como devem ser cumpridas; transforme os valores existentes em princípios de decisões para a equipe; utilize exemplos reais para mostrar que a tomada de decisão sob esse enquadramento funciona e por último ajude os funcionários a aplicar o combinado nas decisões diárias que têm de tomar.

Assim, bons gestores utilizam essa ideia para incentivar a tomada de decisão, sem perder o controle da administração da equipe, e permite que os funcionários tomem decisões diariamente em diversos contextos.

7. Forneça acesso a informações no local de trabalho

Essa uma questão de “fazer sua parte”. Disponibilize acesso fácil a todas as informações necessárias para que o funcionário consiga realizar sua tarefa. Para, caso a meta não seja cumprida, você providenciou a “faca e o queijo”.

Sua empresa precisa de uma ferramenta que transforme seus colaboradores em participantes ativos dos processos de RH?

Com o Gen.te Agrega - Autoatendimento, é possível centralizar os serviços de gestão de pessoas em um só local, reduzindo custos, facilitando os processos e otimizando o tempo gasto da sua equipe.

Quer saber mais? Entre em contato com a LG!

8. Faça com que não haja distrações desnecessárias

Não há dúvida de que as multitarefas diminuem a produtividade das pessoas. No entanto, o estilo de "escritório aberto" é projetado para melhor "colaboração" o que significa ser interrompido o tempo todo. Portanto, pensar em um layout de separações para as pessoas trabalharem vai automaticamente aumentar a produtividade, reduzindo distrações e interrupções. Além disso, incentive seus funcionários a estarem focados e concentrados nas tarefas.

9. Supere obstáculos mais rápido

O que falta é a necessidade de desenvolver a resiliência pessoal e organizacional. Para seguir em frente depois de um revés, é preciso maturidade emocional para colocar suas emoções de lado e focar no futuro e novos resultados. É por isso que os gerentes com perfil explosivo são tóxicos, eles agem como se não pudessem tolerar qualquer situação que não seguir o seu caminho.

10. Meça a produtividade

Este item é difícil, porque se você medir tudo, está medindo nada. O que é importante são os resultados e as etapas que levam para esses resultados.

Defina métricas chaves: horas trabalhadas, produtividade por hora, prioridades seguidas, por exemplo. Use um sistema de contabilidade: uma espécie de placar, controle de tempo e relatórios de progresso, por exemplo. Dessa forma você obtém resultados concretos da sua equipe. 

Essas dicas foram divulgadas no site InfoMoney, em 13/07/2016

Notícias relacionadas:

Como manter equipes engajadas e comprometidas?

O papel da liderança na comunicação interna

Por que um bom líder deve ser um bom comunicador?

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/