Huma

10 indicadores de que o RH da sua empresa está obsoleto

Mercado
25/10/2016

reuniao de rh

Por Kátia Valença*

O papel do RH vem sendo discutido há algum tempo, e muitas empresas já entenderam a importância desta área. Porém, nem todas as empresas conseguiram implantar as mudanças necessárias para terem um RH atuante e estratégico.

Selecionamos a seguir, 10 sinais de que um RH está obsoleto:

  1. A área de RH é basicamente operacional, cuidando da administração da folha de pagamentos, apenas cumprindo o que determina a legislação trabalhista.
  2. O RH “cumpre as ordens de cima” sem o poder de participar da tomada das decisões.
  3. Os processos e políticas de RH não são revisados, afinal, sempre funcionou assim, para que mudar?
  4. O RH não tem informações sobre estratégias da empresa.
  5. Não há comunicação clara para o restante dos colaboradores da empresa.
  6. A equipe de RH não sabe qual é a importância do seu trabalho, apenas executa o que foi determinado, sem conhecer o resultado do processo.
  7. O responsável pelo RH não participa de reuniões com a diretoria da empresa.
  8. Os colaboradores da empresa não reconhecem a área de RH como área estratégica.
  9. A equipe de RH não avalia e nem propõe melhorias para otimização dos recursos.
  10. O RH não participa de treinamentos e nem propõe o desenvolvimento do capital humano da empresa.
  11. Se você reconhece algum destes sinais, sua empresa não só corre o risco de ter um RH obsoleto, como também corre o risco de não ter melhores resultados.

O papel do RH é fundamental para o sucesso da empresa! Afinal, são as pessoas que fazem a diferença, não é mesmo? O gestor da área de RH e sua equipe devem conhecer bem o negócio da empresa e atuar como parceiros das áreas (business partner).

O papel estratégico é exercido quando o RH se envolve, influencia, propõe mudanças e contribui para a tomada de decisões da empresa.

Então, você pode estar pensando: mas como é possível que o RH seja assim, se a empresa não valoriza a área? Simples, se a empresa não valoriza a área ainda, o desafio é do RH para conquistar o seu espaço e ser valorizado.

O tamanho da empresa não importa, o RH pode e deve conquistar o seu “lugar ao sol”. O gestor do RH deve ser o protagonista de muitas ações visando as mudanças necessárias e contribuir para o crescimento sustentável da empresa.

Então, ele deve conhecer bem o negócio da empresa, compartilhar com sua equipe, buscar sempre oportunidade de melhorias para otimização de recursos.

Não basta fazer tudo o que é preciso, é necessário compartilhar com a alta administração, apresentar os indicadores e propostas de melhorias, sempre alinhadas à estratégia de negócio da empresa.

Assim o CEO da empresa vai reconhecer o valor da área e seu papel estratégico, afinal, o RH é muito mais do que o “administrador da folha de pagamento”. O RH contribui para a gestão estratégica de pessoas!

E sabemos que pessoas motivadas se engajam, se envolvem e entregam mais, melhor e muitas vezes com menos recursos! Se o seu RH já apresentar algum dos 10 sinais acima, ainda há tempo de reverter esta situação!

Kátia Valença é diretora da KVF Consultoria.​ Essa notícia foi publicada no site MundoRH, no dia 11/10/2016

Notícias relacionadas:

Um RH muito além da estratégia

O RH chega ao board

Para onde deve olhar o novo profissional de RH

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/