Huma

10 ótimas razões para dar oportunidades aos jovens talentos

Mercado
20/04/2011

 

A preocupação em contratar o profissional certo para as vagas que surgem sempre será uma constante no dia a dia de quem lida com o ambiente corporativo. Isso, contudo, não é restrito apenas àqueles que exercerão funções estratégicas, mas também aos profissionais que estão no início de carreira. Mas, por que vale a pena investir na contratação de jovens talentos que, muitas vezes, nunca tiveram experiências em outras organizações? Abaixo listo 10 ótimas razões para que as empresas abram espaço para os que iniciam a trajetória no mercado de trabalho.

1 - A empresa que abre suas portas para quem dá os primeiros passos no mercado de trabalho oferece estímulos para os jovens abraçarem as carreiras que escolheram. Em troca, muitos se mostram engajados e motivados no desempenho de suas atividades.

2 - Quando se dá uma oportunidade a um jovem talento, a organização exerce seu papel empresa socialmente responsável - considerado hoje um fator que contribui para a formação de uma boa imagem empresarial junto à sociedade.

3 - A contratação de jovens possibilita a oportunidade da formação de equipes diversificadas, uma vez que haverá pessoas com competências técnicas e comportamentais diferenciadas e que, no dia a dia, podem se complementar.

4 - Quando no ambiente de trabalho existem pessoas com experiências diferenciadas, o clima torna-se mais propício à criatividade - uma característica peculiar às empresas altamente competitivas.

5 - Ao ter um ambiente propício à criatividade, com colaboradores que possuem características e competências diversas, aumentam-se as chances de contar com profissionais que apresentem propostas inovadoras e valiosas ao negócio.

6 - Ao contrário do que muitos possam imaginar, os novos talentos trazem consigo uma bagagem diferenciada que quando em contato com os profissionais mais experientes abre caminho para a troca de informações valiosas.

7 - Identificação e preparação de lideranças. O jovem talento de hoje poderá ser o futuro líder do amanhã.

8 - É importante lembrar que os jovens talentos não são uma ameaça a quem já exerce uma função de destaque, mas sim devem ser vistos como profissionais que incrementam uma competição saudável e ajuda a tirar muitas pessoas da zona de conforto.

9 - Muito são os casos em que a contratação de jovens talentos ajudou a melhoria do clima organizacional. Isso porque, o ingresso deles facilitou a quebra de paradigmas e estimulou profissionais com formação mais "rigorosa" a verem tanto a vida profissional quanto a pessoal a partir de outros prismas.

10 - Geralmente, durante o período de adaptação do jovem é comum convidar um profissional mais experiente para acompanhá-lo no processo de integração, até que o mesmo esteja integrado à empresa. Quando isso ocorre, há situações em que "padrinhos" despertaram e ou tiveram a oportunidade de aprimorar o espírito que liderança que se encontrava adormecido.

Essa matéria foi publicada no RH.com.br, em abril de 2011.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/