Huma

3 motivos para o RH investir em cloud computing

Mercado
29/11/2016

Vantagens da nuvem para o RH

Segundo pesquisa realizada em 2016 pela CompTIA, associação norte-americana sem fins lucrativos que atua com certificações em TI, as empresas estão investindo em larga escala em computação em nuvem. De acordo com o estudo, denominado Trends in Cloud Computing, mais de 90% das participantes afirmam usar esse tipo de tecnologia. O relatório revela que a maioria das companhias irá aderir à nuvem nos próximos cinco anos.

Já faz algum tempo que a cloud computing vem conquistando o mercado. Vendas, marketing e financeiro são algumas das áreas que estão se beneficiando do potencial dessa tecnologia. Mas além de contribuir para as áreas de negócio, a nuvem também tem despertado a atenção do departamento de RH. Confira 3 motivos para a gestão de pessoas investir em sistemas com essa tecnologia:

1 – Redução de custos

Como a nuvem tem uma alta capacidade de processamento, o custo com a operação é reduzido. Isso porque não é necessário investir altos valores em aquisição de hardware, montagem de uma estrutura física com muitos servidores e até mesmo licenças de uso de software. Com a cloud computing, o RH ganha elasticidade, pois é possível contratar apenas a quantidade de serviços necessários para cada cenário do negócio.

2 – Autonomia para os colaboradores

Outro benefício de um sistema em nuvem é reduzir o tempo de resposta às solicitações feitas ao RH. Afinal, se os documentos gerados pela área de recursos humanos estiverem acessíveis para os funcionários, não será necessário fornecer essas informações através de e-mails ou telefone.

3 – Acesso seguro

Além de facilitar o acesso às informações através de vários dispositivos, a computação em nuvem também traz segurança para as empresas. Quando as informações são armazenadas em ambiente físico, há sempre o risco de que os dados se percam, seja por falta de manutenção dos equipamentos ou mesmo algum erro inesperado.

Os provedores de cloud computing para RH delimitam em contrato boas práticas e níveis de segurança para atender cada realidade de seus clientes. Dentre os serviços prestados, estão a segurança do servidor físico da nuvem, o backup periódico e a garantia da recuperação de dados, caso ocorra algum desastre, além do gerenciamento de interrupções de energia.

Gostou das dicas? Leia também o artigo RH em nuvem: entre o saber e o fazer e fique por dentro de outras tendências!

Notícias relacionadas:

Informação na nuvem está transformando a área de RH, aponta KPMG

Cloud pode ser para todos, inclusive pequenas empresas e empreendedores

CONARH 2016: LG lugar de gente apresenta sua nova plataforma para RH em cloud computing

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/