Huma

4 soluções indispensáveis para se adequar ao eSocial

Mercado
11/11/2016

Empresas ainda têm dúvidas ao escolher o software que irá apoiar o eSocial

O eSocial, que entra em vigor a menos de 15 meses, vai deixar as relações trabalhistas ainda mais complexas. O projeto irá envolver várias áreas das companhias. Por isso, processos que dependem de recursos humanos, jurídico, contabilidade, medicina e segurança do trabalho, por exemplo, terão de ser revistos de forma que os departamentos consigam entregar os dados no prazo estipulado pelo eSocial.

Mas não basta apenas adequar os processos. Afinal, o eSocial irá sistematizar o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a empregados, empregadores, contribuintes individuais e contratações de serviços no Brasil. Por isso, listamos abaixo 4 soluções de tecnologia essenciais para que as empresas se adequem ao projeto:

- Folha de Pagamento

Uma das atividades mais impactadas pelo eSocial será a folha de pagamento. Entre as alterações, estão a inclusão de diversos campos na ficha cadastral do funcionário que, até então, não eram exigidos, além da alteração de alguns que já existiam.

Pensando nisso, a LG lugar de gente vem adequando sua solução, o Gen.te Recebe - Folha de Pagamento ao projeto. O software processa a folha de pagamento de mais de 1,5 milhão de trabalhadores no Brasil.

Clique aqui e conheça o software de folha de pagamento da LG!

- Recenseamento dos colaboradores

Com a exigência de novas informações dos trabalhadores, a empresa terá de colher diversos dados de seus colaboradores, e, claro, manter essa base sempre atualizada. Mas como fazer isso manualmente? Já imaginou como essa atividade pode ocupar todo o tempo do RH se não tiver o apoio de uma solução?

Algumas soluções da LG lugar de gente podem apoiar o RH nessa etapa do projeto. O Gen.te Agrega - Autoatendimento e o Atualização eSocial permitem que os próprios colaboradores atualizem suas informações, de maneira que as empresas consigam sanear as informações necessárias nesse primeiro momento e mantê-las atualizadas facilmente.

Saiba mais sobre o Gen.te Agrega – Autoatendimento!

- Medicina e Segurança do Trabalho

Empresas que possuem dificuldade para identificar os agentes de riscos do local de trabalho e para controlar os prazos de exames, por exemplo, têm fortes chances de serem multadas quando o eSocial estiver em vigor. Isso porque o projeto irá modificar o período de envio dos eventos não periódicos, que são os acontecimentos tempestivos. Para diminuir os riscos de penalidades, só há um caminho a ser seguido pelas empresas: automatizar essa atividade.

A solução Gen.te Cuida – Medicina e Segurança do Trabalho da LG lugar de gente também está sofrendo atualizações constantes e sendo adequada aos novos leiautes do eSocial, de acordo com a versão 2.2 do Manual de Orientação do eSocial. Fique por dentro!

- Mensageria

Por meio de um software de mensageria, é possível buscar as informações exigidas em diversos sistemas dentro da mesma empresa, concentrar esses dados em um só local e fazer o envio ao eSocial.

O LG eSocial, módulo de mensageria da LG lugar de gente, possibilita o gerenciamento e a transmissão para o Ambiente Nacional do eSocial das informações e movimentações de trabalhadores com e sem vínculo empregatício. Além de controlar o cadastro de contatos, fornecedores, empregadores e estabelecimentos, ele permite o agendamento de tarefas que possuem informações de eventos iniciais e de tabelas e mantem o histórico das transmissões de arquivos.

A LG lugar de gente e o eSocial

A LG lugar de gente já investiu mais de 80 mil horas na atualização de suas soluções ao eSocial. Também está envolvida com o projeto desde 2010, quando iniciou sua participação no Grupo Técnico que define, em conjunto com o governo, o leiaute do eSocial.

Além das soluções citadas, a LG lugar de gente oferece serviços que apoiam o mapeamento de informações e gaps que podem prejudicar a adequação das empresas ao projeto e realiza a análise de aderência da companhia aos processos de trabalho. Esses serviços incluem o levantamento de dados de outros sistemas, a definição dos responsáveis por cada uma das ações, mapeamento de possíveis rotinas e entrega de um plano de ação com os problemas identificados e atividades corretivas.

Sua organização está pronta para o eSocial? Clique aqui e converse com um de nossos consultores. Saiba como a LG lugar de gente pode ajudar a sua empresa.

Notícias relacionadas:

4 fatores críticos de sucesso para adequação ao eSocial

Tudo que você precisa saber sobre eventos e prazos do eSocial

3 problemas que sua empresa pode ter ao não se adequar ao eSocial

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/