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70% das empresas não têm projetos para atender ao eSocial

Mercado
17/09/2013

Um levantamento da Thomson Reuters mostra que, há menos de seis meses do prazo, 70% das empresas ainda não estão preparadas para o chamado eSocial. O projeto prevê mudanças na implantação digital da folha de pagamento e no envio de informações ao governo. Cerca de 6 milhões de companhias em todo o Brasil deverão se adequar à novidade a partir do primeiro trimestre de 2014.

A proposta visa desburocratizar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, assim como melhorar o controle da arrecadação dos tributos. O eSocial abrange o envio unificado de arquivos trabalhistas para a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. A premissa é que o projeto reúna todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos da relação trabalhista e previdenciária, assim como informações relevantes sobre o contrato de trabalho.

Apenas 7,5% das 2 mil empresas entrevistadas já têm um planejamento para o eSocial em andamento. Entretanto, 30% disseram estar se preparando para as mudanças, com projetos que, na maioria dos casos, ainda não saíram do papel.

A integração de informações de fontes variadas é apontada como principal preocupação dos gestores, apontada por 61% na pesquisa. Os dados são integrados a partir de setores como Recursos Humanos, Medicina do Trabalho, Fiscal, Jurídica e Contábil, e formam um portfólio valioso para as companhias que deve ser compartilhado com o governo digitalmente, agilizando e modernizando o processo de captura de dados.

Já 41% indicam a mudança cultural na companhia como maior barreira a ser enfrentada, enquanto a qualidade do conteúdo mostrou-se um desafio para 21%. A mudança de processos internos e de governança também serão necessidades que preocupam 38,5% dos consultados

"Este resultado evidencia a necessidade de processos aderentes ao novo modelo", diz Marcos Bregatim, diretor dos negócios de Software da unidade de Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil. "É necessário um processo de governança e compliance integrado para que as empresas não acabem delegando a responsabilidade pelas informações do eSocial a apenas uma área da empresa".



*Essa notícia foi publicada no site Canaltech, em 16/09/2013

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