Huma

89% dos profissionais empregados estão abertos a proposta de emprego, revela pesquisa

Mercado
05/03/2014

Mesmo empregados, 89% dos brasileiros estão abertos a ouvir propostas de emprego. Os dados fazem parte de pesquisa da Catho divulgada durante palestra na Feira do Empreendedor sobre atração e retenção de talentos.

A pesquisa mostra ainda que o tempo de casa, como era de se esperar, é um fator que influencia de maneira significativa no interesse em uma nova colocação no mercado. Contudo, 37% dos entrevistados, embora não estejam procurando emprego, gostariam de ouvir uma proposta, mesmo com menos de 1 ano de casa.

“O aumento da formalização - até 31 de dezembro mais de 39 mil tinham carteira assinada - e a alta rotatividade contribuem para um mercado extremamente aquecido. As empresas têm de se adaptar a esta tendência e inovar para atrair e reter talentos para seu time”, observa Luis Testa, head de Estratégia e Pesquisa da Catho.

Durante sua exposição, Testa trouxe outro levantamento, feito com quase 500 representantes de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que aponta que contratação e a retenção de talentos já são consideradas como o segundo maior obstáculo enfrentado pelas PMEs, atrás apenas de altos tributos. Concorrência, burocracia e divulgação da empresa completam o top 5.

A dificuldade em contratar talentos fica mais evidente quando a pergunta trata dos principais desafios na gestão de pessoas. Encontrar mão de obra qualificada e especializada são os temas mais citados entre os respondentes. Na sequência, vem engajar e incentivar atuais funcionários, atrair pessoas interessadas na empresa e oferecer salários atraentes.


*Essa notícia foi publicada no site Administradores, em 01/03/2014

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/