Huma

Aparência do rosto pode influenciar na escolha dos líderes, diz estudo

Mercado
09/02/2015

Embora o ditado ensine que não se deve julgar um livro pela capa, profissionais de determinadas áreas podem estar sendo escolhidos com base nas feições de seu rosto, aponta um estudo de escolas de negócios dos EUA e Reino Unido.

Por meio de uma série de experimentos, professores analisaram se as pessoas são capazes de identificar quais profissionais são líderes de quais áreas — como negócios, esportes ou instituições militares — após olhar apenas para fotos de seus rostos. Em maioria, os participantes conseguiram descobrir com sucesso a origem dos profissionais, mas tiveram mais dificuldades na hora de identificar quais feições pertenciam a líderes políticos.

Publicado no “Leadership Quarterly”, o estudo foi realizado por professores da Warwick Business School, do Reino Unido, e das americanas Universidade de Carnegie Mellon e Universidade do Estado da Pensilvânia.

O estudo usou rostos de líderes americanos desconhecidos, apresentados para participantes de origem britânica. Para a professora e coautora da pesquisa Dawn Eubanks, da Warwick, os resultados apontam que líderes são selecionados, pelo menos em parte, pela aparência — e que isso se estende além da presença de um perfil considerado “correto” para a liderança no geral. “Há estereótipos específicos para determinadas profissões; Líderes de negócios, por exemplo, foram avaliados como tendo aparência de profissionais competentes, enquanto militares foram identificados com rostos mais masculinos e maduros do que outros tipos de líderes”, diz.

Para ela, o estudo é mais uma prova de que escolhas para posições de liderança estão longe de serem objetivas e baseada apenas nas habilidades dos profissionais. “É importante que aqueles envolvidos em recrutamentos estejam cientes de resultados como esse, que aponta que ideias pré-concebidas podem interferir em um processo de seleção rigoroso”, diz.

Esta notícia foi publicada no site Valor Econômico, em 06/02/2015

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/