Huma

Beleza pode influenciar tratamento dos colegas de trabalho

Mercado
09/07/2013

SÃO PAULO  -  Pessoas que são consideradas feias pelos colegas têm mais chance de serem tratadas mal no ambiente de trabalho, de acordo com um novo estudo da Universidade do Estado de Michigan, dos EUA.

Pesquisadores entrevistaram 114 funcionários de uma empresa americana da área de saúde, perguntando a frequência com que seus colegas de trabalho agiam como “bullies” contra eles, ao dizer ofensas, agir de forma rude ou usa-los como alvos de piadas. Paralelamente, outras pessoas julgaram a beleza dos participantes com base em fotos. A pesquisa também coletou informações sobre a personalidade dos profissionais com familiares e amigos, para medir o grau de sociabilidade dos participantes.

Os resultados mostraram que os profissionais vistos como feios são tratados de forma muito pior pelos colegas, quando comparados com aqueles considerados bonitos, mesmo após serem levados em consideração outros fatores como gênero, idade e tempo de trabalho na empresa. O tratamento daqueles pouco atraentes é comparado apenas ao recebido por pessoas que foram identificadas como pouco sociáveis e desagradáveis no teste com os colegas e familiares.

“Apesar de querermos pensar que somos profissionais e maduros no trabalho, esse ambiente pode ser muito parecido com a escola”, diz o professor e pesquisador Brent Scott, responsável pelo estudo. “Nossos resultados mostram que não só a personalidade, como a aparência intereferem na convivência”.

 

*Essa notícia foi publicada no site Valor.com.br, em 02/07/2013


Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/