Huma

Brasil ocupa o 6º lugar em ranking de engajamento com o trabalho

Mercado
15/10/2013

Um levantamento do instituto de pesquisas Gallup indica que o Brasil é o sexto país do mundo em que as pessoas estão mais satisfeitas com seu trabalho, a lista tem 142 países.

O estudo indica que 27% dos brasileiros estão engajados no trabalho, ou seja, emocionalmente conectados à profissão e concentrados em gerar resultados para as empresas todos os dias. A média global é de 13%.

O ranking é liderado por Panamá, Costa Rica, Estados Unidos, Filipinas e Qatar.

Para medir o nível de engajamento dos funcionários, os pesquisadores fizeram 12 perguntas como "você sabe o que sua empresa espera de você?" e "você tem um melhor amigo no trabalho?", para entender se os entrevistados estavam contentes em seus empregos e conectados com a companhia em que trabalham.

Os resultados levaram o estudo a traçar três perfis de funcionários: os ativamente desengajados, que não estão contentes com seu trabalho e transmitem isso aos seus colegas de trabalho; os não engajados, que não colocam paixão no que fazem; e os engajados, que estão realizados em seus cargos e empresas.

Segundo o resultado, enquanto mundialmente a quantidade de profissionais "ativamente desengajados" supera a de engajados em uma proporção de 2 contra 1, no Brasil a realidade é inversa: os profissionais felizes em seus empregos representam mais que o dobro de quem não está contente (27% ante 12%).

A pesquisa também mostrou que 77% dos brasileiros engajados em seu trabalho estão prosperando na sua vida em geral. Entre os ativamente desengajados, o número é de 48%.

Para chegar a esse resultado, a Gallup analisou dados de 7,8 milhões de respondentes em 179 países coletados entre 2010 e 2012.

 

*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 14/10/2013

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/