Huma

Cinco dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Mercado
05/02/2016

Nos dias de hoje, comunicação é a palavra de ordem. Seja com os clientes, com os fornecedores ou com os funcionários, a troca de mensagens deve ser feita de forma clara e objetiva para que todos consigam se entender. Um erro muito comum que as organizações cometem é pensar e trabalhar a comunicação apenas no ambiente externo, esquecendo-se de como é importante fazê-la também internamente. Confira algumas dicas:

dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Confira algumas dicas:

Trabalhar a consciência coletiva

Uma simples mudança de hábito, já é capaz de alterar rotinas, minimizar erros de interpretação e melhorar o clima organizacional. É preciso que os colaboradores entendam e tenham consciência da importância da interação entre eles. Isso impulsionará a produtividade, melhorando este indicador.

Incentivar o compartilhamento

Toda organização deve incentivar a troca como uma das atividades da comunicação no ambiente corporativo. Práticas, procedimentos, informações gerais: tudo o que for útil ao desenvolvimento das atividades da empresa deve ser de conhecimento de todos. Para isso, pense em canais de divulgação que sejam de fácil acesso ao seu grupo, como e-mails, jornal mural e redes sociais corporativas. O uso de newsletters para comunicação interna também são uma ótima saída, assim os funcionários ficam mais inteirados sobre o que está acontecendo na empresa.

Estimular a troca de mensagens instantâneas

Adotar ferramentas de troca de mensagens instantâneas pode ser um facilitador dentro da empresa. A comunicação em tempo real faz com que os colaboradores se sintam estimulados a compartilhar e a interagir. O Google Hangout, é uma alternativa interessante para aproximar gestores de seus funcionários e torná-los acessíveis. Essa plataforma permite, além da troca de mensagens instantâneas escritas, chat de vídeos.

Utilizar agendas online compartilhadas

Esta é uma excelente ferramenta para que todos os funcionários tenham conhecimento das atividades realizadas pelos seus gestores e pelo restante da equipe. O Google também oferece uma grande alternativa. Pelo Google Agenda, é possível visualizar tarefas, sugerir edições, deixar comentários ou adicionar outras atividades. Inclusive, a ferramenta é eficaz para funcionários que dividem as mesmas tarefas.

Estimular o uso da intranet

Dentro do próprio site da empresa, pode ser criada uma página exclusiva para os colaboradores, de forma que eles acessem com seu login e senha, independente de onde estiverem. Essa é uma ferramenta eficaz para, por exemplo, avisar funcionários e gestores sobre alterações estratégias ou políticas da empresa. Importante que a intranet não substitua outras formas de comunicação.

Essas dicas foram publicadas no site da RH Central

Notícias relacionadas:

Comunicação interna eficiente

Empresas inovam na comunicação interna

10 motivos para investir nos canais de comunicação interna

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/