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Como contratar gente boa e competente

Mercado
10/11/2010

*Por Silvia Osso

Costumo dizer que apesar das técnicas sofisticadas de recrutamento e seleção, as mais básicas, se bem realizadas, ainda funcionam bem melhor. Antes de abrir as portas para um novo profissional, siga as orientações básicas que relembro abaixo; mas as siga passo a passo mesmo.

Defina o exatamente o perfil: para encontrar a pessoa certa, é preciso definir exatamente o perfil profissional desejado, com base nos valores, missão e visão da empresa. Além disso, devem ser traçadas as competências para cada cargo, de acordo com as funções desempenhadas (precisa ser bom em cálculos? No atendimento ao público? Ter boa dicção?). Tenha em mãos todos os aspectos que precisará para conversar e esclarecer o candidato.

Recrutamento: perfil e competências definidos é a hora de recrutar. Uma boa estratégia é colocar anúncios em grupos da Internet, jornais, universidades, esclarecendo todos os pré-requisitos para a vaga.

Entrevista: entre os currículos recebidos, escolha os melhores candidatos (aqueles que preenchem os critérios definidos para o cargo). Caso alguns contenham fotos, é bom tampá-las e decidir em função do conteúdo escrito para só então dar uma olhada no rosto da pessoa. Não se deixe levar pelas aparências, pois elas enganam. Faça uma rápida entrevista de triagem por telefone, cheque as informações dos currículos e agende a entrevista de seleção, a ser feita pessoalmente, com os candidatos que passarem por essa peneira.

Prepare-se para fazer a melhor escolha:

  • Tenha um roteiro de perguntas que pesquisem as competências indispensáveis para a vaga; e uma para as necessárias.
  • Para quebrar o gelo, fale primeiro e ofereça água ou café. Não fale muito sobre o cargo ou a empresa, para não dar todas as respostas à pessoa.
  • Siga um roteiro pré-estabelecido, perguntando sobre a experiência passada do candidato, resultados alcançados e a relação deles com a situação do mercado na época. Peça que fale sobre suas expectativas pessoais e profissionais.
  • Tome notas durante a conversa, para decidir com base nas competências e não na simpatia.
  • Ouça com atenção o que a pessoa fala, para evitar preconceitos e paradigmas.
  • Mantenha contato visual e observe a linguagem corporal do entrevistado.
  • Se for preciso, marque outra entrevista ou até um almoço, para os casos de vagas de gerência. Num almoço, mais informal, é possível avaliar melhor a postura do candidato e a forma como se dirige a terceiros, como um garçom.
  • Para os cargos operacionais, é possível revelar o valor de salário e benefícios no final da entrevista. Para cargos mais altos, a negociação geralmente é feita em um próximo encontro.
  • Se perceber que a pessoa não serve, termine a entrevista rapidamente, de maneira gentil.
  • Se tiver interesse, diga que gostou e que tem mais algumas entrevistas agendadas, mas entrará em contato em breve.
  • No final do processo, agradeça a todos os participantes pelo interesse, por e-mail ou telefone. Nunca deixe as pessoas sem resposta. É ético tratar todos bem.Faça um e-mail ou cartinha e envie para todos agradecendo sua participação no processo seletivo. Se puder dê-lhes feedback do seu não aproveitamento. Será uma oportunidade de demonstrar o quanto é profissional e o quanto realmente se importa com as pessoas.

O fato de conseguir profissionais competentes para uma organização é muito mais um trabalho de atenção, critério e sensibilidade do que de aplicação de testes e mais testes. Quem seleciona precisa ter arte para conduzir a entrevista, pois é nela que muitas vezes encontramos a preciosidade que o currículo não informou. Pense nisso!

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora do livro Atender bem dá lucro e do DVD Etiqueta empresarial. Quer conhecer mais sobre ela visite o site : www.gestaodecarreira.com.br/falarh; ou www.hoconsultoria.com.br. E-mail: siosso@uol.com.br

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