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Como estimular a quebra de paradigma junto à equipe?

Mercado
25/04/2012

O contínuo processo de mudanças, que envolve o dia a dia das organizações, faz com que tanto as empresas quanto as pessoas se deparem com a necessidade de reverem conceitos e, muitas vezes, quebrarem paradigmas antigos. Isso, contudo, não é algo fácil de ser realizado na prática, pois mexe diretamente tanto com a zona de conforto dos indivíduos como também com crenças que estão enraizadas em cada um. Mas, como acompanhar as inovações é essencial e indispensável para quem quer permanecer no mercado, a alternativa é enfrentar a situação e encontrar uma alternativa para que o momento da inovação não gere efeitos tão impactantes. Confira abaixo, algumas dicas que podem ser usadas pelos líderes para ajudar os membros das suas equipes a superarem paradigmas.

1 - Se um líder deseja que sua equipe seja receptiva às inovações, ele deve ser o primeiro a dar o exemplo. Aqui, vale lembrar que os liderados têm em sua liderança um referencial para superarem desafios que surgirão a qualquer momento.

2 - Sempre que um processo de mudanças for implantado na empresa, cabe ao líder o papel de ser o agente disseminador junto à sua equipe. Para isso, ele precisa estar preparado e bem informado sobre tudo o que ocorrerá na organização. Por esse motivo, é fundamental comparecer a todas as reuniões e sempre que uma dúvida "pairar no ar", deve-se questionar, ir à busca de respostas.

3 - Muitos processos de mudanças vêm acompanhados de treinamentos para serem ministrados junto aos líderes. Esse momento é valioso para aprofundar conhecimento e entender, de fato, o que ocorrerá no seu departamento, os impactos que surgirão e as alternativas que ele - como líder - terá para se adaptar a uma nova realidade, juntamente com seus liderados.

4 - Depois de compreender o que ocorrerá na empresa, é chegada a hora de conversar com a equipe e repassar as informações sobre as mudanças que estão prestes a acontecer. Prepare-se para esse primeiro encontro e se coloque no lugar dos seus liderados. Liste questões que poderão surgir, bem como pontos relevantes que não podem deixar de ser informados aos membros do time. Mostre segurança, pois vocês - liderança e equipe - são capazes de superar as inovações unindo forças.

5 - Sempre abra espaço para que sua equipe tire dúvidas em relação ao que está ocorrendo na empresa. Deixe que as pessoas questionem, façam comentários, mostrem seus sentimentos. Dessa forma, você poderá avaliar o clima que vive sua equipe e qual a melhor forma de ajudá-la nessa fase de adaptação.

6 - Lembre-se que nem todas as pessoas sentem-se à vontade para falar em público. Por esse motivo, mesmo que a liderança realize reuniões periódicas para explicar como está o andamento do processo, é importante manter as "portas abertas" para que os liderados cheguem ao líder, para conversar, apresentar suas dúvidas e até mesmo como cada um poderá contribuir para o êxito do processo.

7 - Enfatize para a sua equipe que o processo de inovação é uma oportunidade para o crescimento da empresas e de todos os níveis hierárquicos. Ou seja, não importa a função que exerça: o profissional sempre terá um papel relevante no processo e caberá a ele aproveitar a oportunidade para desenvolver novas competências.

8 - Já que mencionamos desenvolvimento, estimule todos os membros das equipes a participarem dos treinamentos que os ajudarão a desenvolverem novas competências, sejam essas técnicas ou comportamentais. É fundamental que todos estejam engajados e integrados no processo ou se sentirão "um peixe fora d'água".

9 - Cabe ao líder acompanhar o desempenho do seu time durante todo o tempo. Isso deve ser redobrado durante um momento de inovação, pois ao perceber que algo não vai bem com sua equipe ou com um determinado profissional, a liderança poderá rever algumas ações para ajudar a reverter esse quadro.

10 -
Feedback. Essa palavra tornou-se obrigatória para que atua no campo corporativo. Durante um momento de mudanças, o líder deve dar feedbacks periódicos aos liderados. Contudo, deve esperar que o mesmo venha da parte deles, ou seja, é importantíssimo que a liderança também receba o feedback do time e consiga perceber como sua equipe está se sentindo diante de tantas novidades.

 

Esse artigo foi publicado no RH.com.br, em 18/04/12.

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