Huma

Comunicação eficaz é fundamental em processos de mudança nas empresas

Mercado
25/04/2016

Diante de um cenário de crise econômica e falta de perspectiva de retomada de crescimento, muitas empresas reduzem investimentos e fazem mudanças significativas nos processos de trabalho, envolvendo funcionários, estratégias, layout etc. Mas não basta simplesmente mudar, é preciso comunicar da melhor forma possível para evitar outros problemas, que podem atrapalhar a produtividade e gerar aumento de custos e de retrabalho.

De acordo com Eliana Dutra, CEO da Pro-Fit e 1ª Master Coach Certified na América do Sul pela International Coach Federation, essas modificações exigem um alinhamento na comunicação entre todos os envolvidos, para contornar as resistências naturais. “Isso é perfeitamente normal, pois a natureza humana estranha tudo que é novo”, explica Eliana.

autoatendimento

É preciso evitar a falta de comunicação ou o diálogo unilateral, pois sem a participação dos funcionários, não é possível fazer a mudança. Quando uma empresa decide uma alteração do seu layout, por exemplo, podem haver questionamentos sobre a necessidade da mudança se estava tudo bem e funcionando até aquele momento.

“É fundamental que o gestor transmita informação sobre as transformações de forma estruturada, clara e direta, explicando o papel de cada um no novo escopo de trabalho e, principalmente a razão de ser da mudança”, afirma Eliana.

Nesse processo, a visão dos funcionários sobre a organização não deve ser subestimada. Por isso não basta informar as alterações, mas ter atenção também com a forma de comunicar e garantir que os funcionários entendam a mensagem e que haja espaço para conversa. “Os setores responsáveis pela comunicação das empresas precisam se reinventar, utilizando novas ferramentas tecnológicas de diálogo, como as mídias sociais, e um discurso de mão dupla para que ambos os lados, líder e empregados, tenham o poder da palavra.”

É possível perceber que a comunicação atingiu o seu objetivo quando a equipe começa a enxergar a mudança da mesma forma que seu líder. “Quando se atinge esse nível de compreensão, há um aumento significativo no engajamento”, conclui.

Essa notícia foi publicada no site da Melhor Gestão de Pessoas, em 20/04/2016

Sua empresa precisa de uma ferramenta que transforme seus colaboradores em participantes ativos dos processos de RH?

Com o Gen.te Agrega - Autoatendimento, é possível centralizar os serviços de gestão de pessoas em um só local, reduzindo custos, facilitando os processos e otimizando o tempo gasto da sua equipe.

Quer saber mais? Entre em contato com a LG!

Notícias relacionadas:

Crise exige comunicação aberta com funcionários

Por que a empatia é uma ferramenta poderosa de comunicação?

Cinco dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/