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Confira dez passos para envolver funcionários nos interesses da empresa

Mercado
07/10/2009

 

Os salários reduzidos ou congelados deixaram muitos colaboradores focados em seus próprios interesses mais do que nos interesses das empresas. Em prol da eficiência, as empresas precisam agora envolver os funcionários na instituição.

Sugestões

Com base nisso, a consultoria Watson Wyatt sugere dez passos práticos, para certificar que estrutura, estratégia, processos e cultura estejam posicionados de forma a entregar a melhor performance. Veja a seguir:

  1. Crie uma estrutura organizacional e arquitetura de emprego que seja clara, efetiva e na qual todos entendam seu papel e sua contribuição para o sucesso da empresa;
  2. Articule e seja honesto com relação aos acordos de trabalho. A sinceridade é a chave para atrair, reter e engajar talentos;
  3. Revise a compensação aos executivos para alcançar o equilíbrio e agregar valor ao negócio, incluindo performance e retenção;
  4. Revise a compensação pelas vendas regularmente para assegurar que os planos estejam alinhados com as novas prioridades de negócios;
  5. Revise a supervisão da performance, para assegurar que ela reflita de forma correta a nova realidade corporativa e que seja motivadora para seus talentos-chave;
  6. Identifique os talentos que possui para reter aqueles que irão agregar mais ao negócio no longo prazo;
  7. Certifique-se que possui informação de gestão excelente, baseie decisões em fatos e na análise racional, e nunca na emoção, no lado pessoal ou na retórica;
  8. Certifique-se de que está premiando quem apresenta performance excepcional, e não quem está dentro da normalidade;
  9. Compreenda seu papel crítico na instituição. Em tempos de dificuldade de negócios, algumas empresas podem ter se preocupado com funcionários "bons", deixando de lado aquelas pessoas que podem, futuramente, ocupar cargos críticos e agregar à empresa;
  10. Mantenha sua liderança visível e a comunicação aberta. Deixe os funcionários saberem para aonde o negócio está indo, o que precisam fazer e como serão recompensados.

"As empresas que conseguirem engajar seus funcionários e envolvê-los nos interesses da organização estarão melhor posicionadas quando a crise acabar", enfatiza o presidente para o Reino Unido da Watson Wyatt, Chantal Free.

Essa matéria foi publicada na Info Money, em setembro de 2008.

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