Huma

Conheça os líderes de ontem, hoje e de amanhã

Mercado
15/09/2010

 

Nunca se ouviu falar tanto de liderança como nos últimos anos. Contudo, ao contrário do que muitos podem imaginar, o assunto não é novo. O que muda são as características dos líderes.

Para se ter uma ideia, segundo explica Arthur Diniz, autor do livro “Líder do Futuro – A Transformação em Líder Coach” (Espaço Editorial), no passado, o perfil da liderança nas empresas era mais autoritário, com os chefes mandando e os subordinados obedecendo. Assim, diz ele, o lema em grande parte das corporações era: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

“Por isso, no passado, não havia a necessidade de se motivar pessoas para ter sucesso nas empresas. Bastava ser um bom gerente e mandar as pessoas executarem as tarefas necessárias”, explica.

O hoje e o amanhã

Hoje, ainda conforme Diniz, vivemos um período de transição, no qual ainda é possível encontrar nas empresas líderes que se utilizam de autoritarismo e ameças, atuando junto a profissionais que questionam as decisões tomadas.

Para o futuro, entretanto, aposta-se na valorização do autoconhecimento, do equilíbrio e do reconhecimento das emoções.

“Tenho a convicção de que o perfil dos futuros líderes será muito diferente do que vimos até hoje (…) O líder do futuro sabe quais são seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e suas ameaças. Entende que pode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores”.

Além disso, na opinião de Diniz, o líder do futuro tem a capacidade de agir e promover a ação de todos, transformando o fracasso em feedback para os próximos passos.

Assumindo erros e tendo credibilidade

O líder do futuro é um profissional que reconhece as próprias falhas e pede desculpas, assumindo a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassando os créditos do sucesso aos seus seguidores.

Outra característica importante que estará presente nestes profissionais no futuro é a credibilidade, com o líder cumprindo o prometido aos seus liderados, mesmo que isso signifique desgaste com os superiores.

“Credibilidade é fundamental para qualquer estilo de liderança que você queira adotar. Portanto, se você não tem autonomia para honrar uma promessa, não assuma esse compromisso”.

Líder Coach

Por fim, no futuro, quem quiser assumir cargos de liderança deverá ser criativo, não só no sentido de ter ideias criativas, mas também no que trata de exercer papéis diversos e se comportar conforme as situações se apresentam.

No mais, o líder de amanhã é um excelente coach, ressalta Diniz. O que significa que ele deve liderar por meio de perguntas e não de respostas, colocar-se em condição de igualdade com seus liderados, pressupondo que cada um tem um potencial ilimitado.

“Esse líder necessita ter três qualidades marcantes: autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas. São características que permitem ao líder se colocar em uma posição de igualdade com seus seguidores sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado”.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 13/09/10.

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/