Huma

Contratações no Brasil atingem o maior volume desde 2009

Mercado
13/02/2013

Nos últimos doze meses, 42% das empresas brasileiras ampliaram o quadro de colaboradores – o maior volume de contratações desde 2009, segundo pesquisas da consultoria Grant Thornton. Esse índice é superior ao registrado em nível global (24% das companhias recrutaram funcionários), e coloca o Brasil na 5ª posição entre os países que mais contratam.

A liderança da lista é ocupada pela Índia (62%), que é seguida por Turquia (60%), Peru (57%) e Chile (43%) -- todos mercados emergentes. Na contramão, países como Grécia (-38%) e Espanha (-24%) continuam apresentando um cenário pessimista em relação ao emprego.

Paulo Sergio Dortas, Managing Partner da Grant Thornton do Brasil, ressalta que a despeito da latente falta de mão de obra qualificada, as empresas brasileiras estão contratando como nunca. Para o executivo, é importante destacar que este aumento no quadro de funcionários ocorreu em um cenário de baixo crescimento do PIB e atraso nas principais obras de infraestrutura do País.

Salários

O estudo da Grant Thornton mostrou também que 24% dos empresários brasileiros pretendem elevar os salários dos seus colaboradores acima da inflação nos próximos doze meses. O percentual sobe para 88% quando se trata de elevações também em linha com a inflação.

Estão entre os países que mais pretendem dar aumentos reais a seus empregados destacam-se a Suécia (42%), o Chile (33%), a Tailândia (27%), a Índia e o Peru (ambos com 26%). Na contramão aparecem a Irlanda e a Grécia (com 1%) e a Espanha, Itália e Dinamarca (3%).
 


*Essa notícia foi publicada no site Você RH, em 5/2/2013

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/