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Crise deixa trabalhadores mais leais a empresas, diz pesquisa

Mercado
10/03/2010

 

A crise global certamente detonou o balanço das companhias, mas fez com que mais de 40% dos empregados se sentissem mais comprometidos com seus patrões, segundo uma pesquisa realizada pela empresa internacional de recrutamento Kelly Services na Europa, América do Norte e Ásia/Pacífico.

O estudo concluiu ainda que as empresas com gestão positiva, moral elevado e comunicações ativas conseguem deixar sua força de trabalho mais engajada apesar das incertezas provocadas pela redução nos lucros e pelas demissões.

Os entrevistados citaram um "trabalho mais interessante ou desafiador" como sendo a principal razão que os torna mais envolvidos com o trabalho --acima até mesmo de aumentos salariais e mais benefícios.

"Muitas organizações passam por um período extremamente difícil, mas algumas geriram os desafios de forma positiva e emergiram com um novo nível de confiança dentro da força de trabalho", disse George Corona, executivo-chefe da Kelly Services, em nota.

O Índice Global Kelly da Força de Trabalho reúne entrevistas feitas entre outubro e janeiro com 134 mil pessoas em 29 países. A pesquisa concluiu que 43% se sentem "totalmente comprometidos" com seus atuais empregos, e que 26% se sentem "algo comprometidos".

Um total de 27% dos entrevistados em nível global disse que a recessão econômica aumentou seu grau de lealdade ao patrão, enquanto 10% se sentem agora menos leais, e 63% acham que não houve mudanças.

Há uma ligeira tendência da "Geração Y" (de 18 a 29 anos) a se dizer mais leal por causa da crise do que a "Geração X" -- 28% a 26%, respectivamente.

A pesquisa mostra também que os empregados mais "engajados" estão na América do Norte, onde 52% se dizem totalmente comprometidos com seu emprego. A cifra cai para 47% na Ásia e 36% na Europa.

Sobre a perspectiva de permanecer no emprego ou mudar de ocupação, os mais jovens demonstram interesse muito maior em crescer dentro da carreira, enquanto os mais velhos valorizam mais a qualidade da gestão, segundo a pesquisa.

O estudo mostrou ainda que todas as gerações estão atentas a como as organizações gerenciam sua reputação corporativa, fator importante para que o empregado decida se fica ou se procura outro trabalho.

"Atrair empregados e mantê-los produtivamente engajados está constantemente entre as tarefas mais desafiadoras para os empregadores", disse Corona. "Uma estratégia multigeracional é vital para atrair não só os melhores talentos, mas também para promover um clima que estimule a criatividade e o aprendizado para todos os trabalhadores."

Essa notícia foi publicada na Folha Online, em 09/03/10

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