Huma

Desequilíbrio emocional é o pior defeito que um líder pode ter, diz pesquisa

Mercado
11/04/2012

O desequilíbrio emocional é o pior defeito que um líder pode ter. Ao menos esta é a conclusão de pesquisa realizada pela Robert Half, na qual 26,1% dos entrevistados apontaram o desequilíbrio como o maior problema da liderança.

Em seguida, com 18,9% das indicações, aparece a arrogância, seguida pela centralização de informações (16,5%), apropriação de resultados obtidos por terceiros (15,5%) e prepotência (11%).

A mudança de ideia ou estratégia a toda hora recebeu 8,6% dos votos. Outros defeitos somaram 3,4%.

Bom líder

No que diz respeito ao bom líder, as três principais características apontadas pelos entrevistados foram inspiração de outras pessoas (43,2%), ética (41,9%) e a capacidade de tomar decisões (38,5%).

Foram citados ainda atributos como capacidade de identificar e desenvolver talentos (33,6%), de influenciar os outros (28,9%), ter a visão do todo (28,6%), comunicação (25,9%) e capacidade de planejamento e antecipação (22,3%), entre outros.

Ainda de acordo com o levantamento, as empresas consideram importantes ter profissionais com qualidade de líderes em suas equipes, sendo que funcionários com este perfil, na opinião de 64,6% dos entrevistados, podem engajar o time em busca de um objetivo comum, além de ter como principal resultado prático um aumento na produtividade (49,5%).

Como ações importantes para desenvolver as habilidades de liderança de subordinados na equipe, o coaching e o oferecimento de desafios foram os mais citados, com 73,2% e 62,2% das indicações.


Essa notícia foi publicada no InfoMoney, em 11/04/12.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/