Huma

Dez maneiras de transformar sua paixão em uma carreira

Mercado
30/10/2012

Muitos profissionais entram no mercado de trabalho com o sonho de trabalhar com algo que realmente goste, mas nem sempre isso acontece. Em vez disso, são poucos profissionais que conseguem transformar seu sonho universitário em realidade e construir sua carreira com ocupações que realmente amam.

Mas nem tudo está perdido. O site Small Business publicou 10 maneiras de transformar sua paixão em uma carreira, confira:

1. Paixão vem da alma


O fundador e CEO da Focal Point Strategies, Steve Zeitchik, afirma que para fazer o que você realmente ama é preciso, primeiramente, refletir e estudar sobre esse “sonho” e como torná-lo em algo lucrativo. “Dê um passo para trás e descubra o que você gosta de fazer. Não categorize seu sonho em uma carreira específica ou indústria”, pontua Zeitchik.

Para ajudar nessa escolha, faça uma lista de afazeres que mais te deixam realizado. Após isso, você deve pensar nas carreiras que esses itens se encaixam.

2. Arranje tempo para essa realização

Depois de determinar quais são suas paixões e moldar sua carreira, o consultor de empresas e presidente da Momentum, Deirdre Maloney, sugere que você reserve um tempo para se dedicar à sua carreira em construção.

“Um vez que as ideias estejam identificadas, precisamos fazer algo decididamente nada apaixonante: fazer um plano de carreira para você chegar lá. O plano deve ser escrito, mesmo que seja quebrado e incompleto”, disse Maloney ao BusinessNewsDaily.

3. Descobrir como lucrar com sua paixão


Para transformar algo que você ama em um negócio, naturalmente, você precisa determinar como fazer dinheiro com ele. “Passe algum tempo por um brainstorming”, sugere a executiva Melanie Connallee. “Olhe para ela (sua paixão) de vários caminhos - a partir do seu ponto de vista, do ponto de vista do cliente/empregador, a perspectiva do usuário final e da perspectiva do público (se for o caso)”.

Ela disse, por exemplo, que as pessoas que amam arte poderiam financiar suas paixões de várias maneiras, inclusive ensinando arte para outras pessoas, trabalhando em uma galeria, fazer retratos e caricaturas. Isso é, procurar outros meios que fazem sua paixão se multiplicar de diversas outras formas.

4. Converse com outras pessoas que seguiram esse caminho

Segundo o fundador da Big-Hearted Furniture, Alan Kong, você precisa procurar outras pessoas que deixaram suas atividades para seguir uma carreira que realmente goste. Por exemplo, se você quer abrir um negócio, procure empresários que saíram dos seus empregos para abrir sua própria empresa.

“Se você conseguir falar com pessoas que estão no mercado que você deseja atuar, você poderá descobrir dificuldades que te ajudarão a construir o melhor modelo de negócio”, pontua Kong.

5. Cerque-se de pessoas confiáveis

Sara DiVello sabia desde o começo o que era preciso para conseguir realizar sua paixão e deixar seu trabalho na área de relações públicas para se tornar professora de yoga há quatro anos. Ela acredita que a chave para ter coragem de dar tal passo é estar perto de pessoas que ela realmente pode contar.

Ela disse que os amigos e familiares podem mostrar caminhos até então não explorados por você ou que te dê força para seguir com o plano que você traçou.

6. Seja destemido


Mudar de carreira pode ser uma perspectiva assustadora, mas para o desenvolvedor do RemObjects Software, Jim McKeeth, isso não pode impedir de tornar a escolha em realidade. “Muitas pessoas com quem eu convivo falam que têm medo de tentar fazer o que amam, porque eles se sentem inseguros com suas qualidades ou com a capacidade para exercer tal função. Experiência vem com o tempo e se você cometer um erro, irá aprender com ele”, disse McKeeth.

7. Não espere


As pessoas que mais esperam para mudar de carreira, estão cada vez mais longe de fazer isso acontecer. É o que acredita a fundadora e presidente da Live Wire Media Relations, Chryssa Zizos. “Se você tem um espírito empreendedor, você deve agir rapidamente. Abra o negócio que você sonha, porque à medida que envelhecemos somos menos propensos a correr riscos”, alerta Zizos.

8. Aprenda


Antes de seguir o conselho anterior e sair realizando seus sonhos mais secretos, o presidente da Igniting Business, Ben Seidel, diz que você precisa saber em qual área estará entrando e se está preparado para tal passo. Isso não quer dizer desistir do plano, mas investir em conhecimento para a chance de dar errado ser menor. “Invista em uma formação profissional na área, para que você possa avaliar seu talento e resistência”, sugere Seidel.

9. Não faça tudo por conta própria


Muitos pensam que para fazer algo que ama é preciso iniciar seu próprio negócio. Isso é um engano, segundo o vice-presidente de marketing do site Beyond.com, Joe Weinlick. Para ele, um caminho mais fácil é encontrar uma empresa que faça algo relacionado com seu hobby e tentar ser contratado.

Weinlick dá um exemplo de uma amiga que tinha um sonho de fazer uma ONG para cuidar de cães. “Hoje ela trabalha em um site que dá dicas sobre animais de estimação e vende medicamentos veterinários, o que é um ajuste de carreira”, disse.

10. Seja paciente e insistente


Dona da Push Button Productions, Yeosh Bendayan, diz que você precisa estar ciente de que uma paixão pode demorar um bom tempo para se tornar uma carreira e que você precisa se preparar para as primeiras lutas que inevitavelmente virão.

“Seja paciente. Demorou quase dois anos entre o início da minha empresa e começar a ter lucro e uma vida confortável”, ressalta a empresária.


*Essa dica foi publicada no site InfoMoney, em 26/10/2012

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/