Huma

Dez razões para investir na comunicação interpessoal

Mercado
20/01/2014

A comunicação está presente em todos os dias da vida. Mesmo que o ser humano considere-se completamente independente, haverá um momento em que ele precisará estabelecer um canal para trocar informações com outra pessoa. E quando estamos dentro de uma empresa, exercendo nossas atividades diárias é inconcebível pensar que a comunicação será um "elemento dispensável" e que obteremos êxito ao apresentarmos obstáculos diante dela. Logicamente, há pessoas que possuem mais facilidade de trocar informações com seus pares, enquanto que outras consideram essa prática irrelevante. Se assim o fosse, não ouviríamos tantos profissionais questionarem: "Por que nunca sou compreendido?". Seguem abaixo, dez bons motivos para você trabalhar a comunicação interpessoal, ou seja, aquela que é estabelecida diretamente com as pessoas do seu convívio.

1 - Novas culturas - Estabelecer a comunicação interpessoal não significa apenas trocar vocabulário com outra pessoa. Vai muito além, pois a partir do momento em que você estabelece a troca de informações tem a oportunidade conhecer fatos culturais que, talvez, você jamais chegue a vivenciar.

2 - Aprendizagem - Se você está aberto para se comunicar, prepara um campo aberto para receber o aprendizado. E, diga-se de passagem, que o processo de aprendizagem é bilateral, pois quando os indivíduos dizem sim para a comunicação interpessoal o fluxo e a riqueza de informações torna-se muito mais relevante.

3 - Paradigmas -
Se o aprendizado chega através da comunicação interpessoal, você se torna mais suscetível a quebrar paradigmas que foram formados ao longo de toda a sua vida. Longe aqui de afirmar que "A" ou "B" tem razão sobre determinado assunto, mas me refiro à importância da pessoa estar pronta para mudar, para evoluir, conhecer novos caminhos que podem levá-la a horizontes jamais pensados.

4 - Inibição -
Quem já não ficou quieto, quando teve oportunidade de pronunciar-se? São milhares de profissionais que deixam de apresentar suas ideias, defender seus posicionamentos em reuniões e mostrar o quanto podem ser valiosos à empresa, mas ficam paralisados no momento de abrir a boca. Quem exercita a comunicação interpessoal ganha mais confiança e se sente mais seguro, uma vez que perceber que falar faz parte do contexto social em que está inserido.

5 - Networking - Não peço que você saia falando "pelos cotovelos", mas a prática da comunicação interpessoal é um dos caminhos para ampliar a rede de relacionamentos e até mesmo uma boa oportunidade para fazer novas amizades.

6 - Sentimentos - A comunicação interpessoal não é assinalada apenas através das palavras, mas também da entonação da voz, dos gestos que a pessoa articula enquanto conversa com seus pares. Ou seja, é um conjunto que quando somados chega a revelar até mesmo se a pessoa está zangada, triste ou feliz. Por isso que mesmo com o avanço da tecnologia, a importância da comunicação face a face não perdeu e nem perderá seu valor para o ser humano.

7 - Eu existo -
Seu gestor possui inúmeras atribuições. Se você é daqueles que agradece aos céus porque seu líder não o chama para conversar, é bom rever sua postura. Se seu líder não vai até você, quando houve necessidade vá a ele. Não fique apenas no anonimato, fazendo o trivial. Mostre-se à empresa e isso acontece quando você diz para o líder, eu existo.

8 - Conflitos - A comunicação interpessoal torna-se uma aliada fundamental na resolução e até mesmo na ‘profilaxia' dos conflitos organizacionais. Inúmeros são os casos de profissionais que criam situações conflituosas porque se negam a dedicar dez minutos do dia para trocar ideias, desfazer equívocos e chegar a um denominador comum em benefício das partes envolvidas e até mesmo do clima organizacional.

9 - Desempenho - Quando a comunicação interpessoal é valorizada e praticada no ambiente corporativo, as pessoas melhoram o desempenho porque passam a se conectar melhor na busca pela obtenção de resultados. Não se concebe a ideia de uma equipe eficaz que preze pelo silêncio.

10 - Autoconhecimento -
Outro benefício gerado ela comunicação interpessoal é que ela serve de termômetro para que o profissional saiba como os outros o percebem. Isso se torna relevante principalmente para o desenvolvimento das competências comportamentais.

 

*Essa dica foi publicada no site RH.com.br

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/