Huma

Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Mercado
25/01/2016

O cenário das organizações está em constante transformação e, diante do atual momento em que o Brasil se encontra, é importante o empenho para o aperfeiçoamento e o aumento da produtividade de cada colaborador. Como ponto de partida, os funcionários devem ser orientados a não temer as mudanças e transpor barreiras dentro de suas funções, entendendo que não há atalho para o alcance de bons resultados, mas empenho e cumplicidade.

“É primordial que as mudanças comecem pelo indivíduo”, afirma o coordenador de Projetos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luiz Eduardo Teixeira Malta. Ele explica que é importante a quebra de paradigmas, a adequação dos processos e a avaliação da eficiência dentro da empresa, por mais que sejam trabalhosas, oferecem resultados.

Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Confira dicas que cada colaborador pode adotar para melhorar seu rendimento.

Organize as tarefas: estabeleça prioridades e faça uma relação de atividades para que nenhuma seja esquecida. Pode ser uma lista, uma planilha, um aplicativo de celular ou outro lugar, mas você precisa ter acesso fácil e ver com frequência. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a real urgência dessa tarefa. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito e do que pode ficar para outro dia. A tarefa de organização deve ser fácil, rápida e habitual;

Controle o tempo de trabalho e descanso: um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Essas atitudes, que visam adiantar o serviço, na verdade, fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde. Por isso, é recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para cada uma hora e meia de trabalho. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo que possa aliviar o estresse e recarregar as baterias para que quando voltar, você produza mais e melhor;

Cuidado com o celular e as redes sociais: hoje em dia, eles são as maiores armadilhas para a perda de tempo, se mal utilizados. Portanto, usá-los em demasia pode atrasar as suas atividades. Por isso, se quiser ser produtivo, comece nas configurações desses serviços. Desative as notificações do celular ou mesmo desligue-o durante uma atividade que demande maior concentração. Evite distrações e estabeleça horários específicos para acessar seus perfis;

Não seja perfeccionista demais: não descarte todo um trabalho só porque não ficou completamente perfeito. Isso não significa que se deve entregar algo sem qualidade, apenas não demande tempo sendo perfeccionista.

É válido lembrar que aumentar a produtividade exige mudanças não apenas do colaborador, mas de toda a equipe, inclusive dos gestores da empresa. A percepção da liderança sobre os pontos que devem ser melhorados é peça essencial neste quebra-cabeça. Estabelecer um ambiente amigável, no qual há espaço para novas ideias, sem que haja punição para o funcionário caso alguma proposta dê errado, o que pode impedir o surgimento de novas sugestões. Produzir um relatório que não é lido, por exemplo, pode ser repensado e o tempo dos colaboradores focado para os pontos corretos.

Para Luiz Malta, “a consequência de uma empresa mais produtiva é o aumento da sua competitividade”. Ou seja, analisar, rever as atividades e estabelecer prioridades fortalece a equipe e impulsiona a organização para frente. Mostrar para o funcionário que quando a empresa cresce, ele cresce junto e assim melhora o clima organizacional, levando ao aumento da produtividade.

Essas dicas foram publicadas no site Administradores, em 23/01/2016 

Notícias relacionadas: 

Por que a gestão influencia na produtividade?

Quem deve criar a cultura produtiva da empresa?

Seis segredos de grandes CEOs para aumentar a produtividade

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/