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Empresários revelam os cinco segredos que deixam seus funcionários motivados

Mercado
04/12/2012

Profissionais desmotivados podem ser sinônimo de improdutividade. Esse problema afeta muitas empresas, a qualquer momento. Mas, o presidente da Grazelles, Verne Harnish, publicou no site CEO.com os cinco segredos de empresários que mantém seus empregados entusiasmados com o trabalho. Confira:

1. Dê voz a eles

A rede de hotéis Joie de Vivre estava à beira da falência quando seu fundador, Chip Conley, perguntou a todos seus empregados, de gerente a carregadores, o que eles mudariam no seu trabalho. O fundador explicou os problemas que a empresa enfrentava e eles começaram a dar ideias para reerguer a empresa.

“Quanto mais você dá voz as pessoas, mais elas se sentem responsáveis pelo projeto”, disse Conley. A rede de hotéis sobreviveu e o empresário teve um aumento de US$ 250 milhões em vendas.

2. Deixe a estrada livre

Como Jim Collins apontou, se você está se perguntando “Como faço para motivar os funcionários?” você está no caminho errado. A pergunta certa é “Como faço para parar de desmotivá-los?”. Pergunte hoje aos seus funcionários quais processos burocráticos e sem sentido estão fazendo atualmente e quais obstáculos retardam o seu trabalho, nem que para isso tenha que fazer reuniões individuais com todos da empresa.

Será um processo trabalhoso, mas preciso, pois, se algum desses obstáculos for um colega incompetente, a reunião coletiva não servirá - principalmente se ele estiver presente nela.

3. Ter chefes melhores


As pessoas não param em empresas com gerentes ruins. Uma pesquisa recente revela que 65% dos trabalhadores preferem um novo chefe a um aumento salarial. Se seus funcionários não estão rendendo e o problema é generalizado, observe de perto quem está gerenciando as equipes.

Será que eles sabem como treinar os profissionais para que possam se sobressaírem? Ou fazem as pessoas ao seu redor se alienarem, serem egoístas e competitivas? Se é a última opção, é necessário tomar uma posição o mais rápido possível.

4. Faça uma pausa de austeridade


A empresa Inspira Marketing Group organiza uma viagem de três dias com seus 27 empregados todos os anos em que eles atingem as metas de vendas. Resultado: a empresa de quatro anos de idade espera ter US$ 3,5 milhões em vendas para o final de 2012.

Um levantamento constatou que 89% de sua equipe está animada para vir trabalhar todos os dias. A viagem, diz o vice-presidente da empresa Kim Lawton, “é uma parte de nossa cultura”.

5. Torne seus sonhos realidade

No final de 2008, John Ratliff enfrentou 110% do volume de rotatividade de empregados em sua empresa de call-center. Então ele criou o chamado “Dream On”, no qual a empresa cumpria um desejo de cada funcionário. Para sua surpresa, eles selecionaram itens modestos e, enquanto isso, a rotatividade voluntária caiu para 25%.

 

*Essa dica foi publicada no site InfoMoney, em 30/11/2012

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