Huma

Empresas combatem doenças crônicas

Mercado
12/03/2013

Checar os níveis de glicose, fazer exames médicos e mudar os hábitos alimentares... Para muitos executivos brasileiros que sofrem de diabetes, hipertensão ou colesterol alto essas atitudes fazem parte não só da rotina pessoal, mas também profissional. Sim, porque, em paralelo ao crescimento das estatísticas dessas doenças, as corporações passaram a aderir a programas para acompanhar a saúde de seus colaboradores.

Dados do Ministério da Saúde sobre o diabetes apontam números alarmantes: só em 2010, 54 mil pessoas morreram em decorrência da doença no Brasil, volume superior ao de óbitos por complicações decorrentes da Aids. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IFD, na sigla em inglês), no Brasil, a doença acomete mais de 6 milhões de pessoas acima dos 18 anos. O colesterol alto é o vilão para cerca de 77 milhões de brasileiros e a hipertensão atinge quase 7 milhões de pessoas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Na Brasilprev, administradora de planos de previdência, a saúde e o bem estar dos colaboradores são acompanhados por uma equipe médica, que dá consultoria na criação de campanhas e programas que buscam conscientizar sobre hábitos mais saudáveis, como explica Rosiney Costa, gerente de Gestão de Pessoas da empresa. Segundo ele, no último check up a que os executivos foram submetidos, cerca de 2% deles foram diagnosticados com diabetes e aproximadamente 7% com hipertensão. “Hoje, temos uma parceria com nosso prestador de serviços de saúde e acompanhamos mensalmente 25 colaboradores no programa de gerenciamento de crônicos”, diz.

Preocupada em evitar que o índice aumente, a empresa oferece opções de alimentação saudável para todos. Duas vezes por dia, uma profissional do restaurante passa nos locais de trabalho com um carrinho contendo porções de frutas, iogurtes, sanduíches naturais, chás, sucos, barras de cereais, torradas etc. Além disso, diz Costa, a empresa realiza um “circuito saúde”, com avaliação nutricional e orientação sobre hábitos alimentares.

Também da área de previdência privada, a Mongeral Aegon optou por uma parceria com a Qualicorp para levar informativos com dicas de saúde aos colaboradores, além de mapear a saúde deles e identificar quem faz parte dos chamados grupos de risco. A partir daí, explica a gerente de RH, Luciana Rosa, os doentes crônicos passaram a ser acompanhados mais de perto. Os primeiros resultados indicam que eles têm recorrido menos ao seguro saúde e as faltas ao trabalho tornaram-se menos frequentes. “Não temos dados absolutos ainda, mas percebemos, pelos comentários dos colaboradores, que eles se sentem satisfeitos pela empresa ter esse cuidado com a saúde deles”, diz.

Prevenção

As principais causas do diabetes, da hipertensão e do colesterol alto, segundo Lilian Ligarinho, médica do trabalho do Hospital Santa Paula, estão ligadas a três fatores principais: hereditariedade, má alimentação e estresse. Para ela, é importante que as empresas estejam atentas à saúde dos seus colaboradores. “Elas podem atuar na prevenção, por exemplo, dando dicas de alimentação saudável e de exercícios que os tirem do sedentarismo”, diz.

É o que faz o Santa Paula. O hospital oferece a todos os colaboradores a oportunidade de fazer, diariamente, ginástica laboral, além de incentivá-los a participar de corridas de rua e a largar o cigarro. Os resultados destas ações, segundo a médica, é a tomada de consciência sobre a importância dos cuidados com a saúde. “A produtividade dos profissionais também melhora”, diz a médica.

A HBSIS, empresa de tecnologia de Santa Catarina, criou em janeiro o HB.Prever, software que gerencia os fatores de risco dos colaboradores. Na aplicação do programa na própria empresa – atualmente 145 colaboradores têm a diabetes monitorada, além de outros 161 hipertensos –, houve redução no absenteísmo e dois profissionais pararam de fumar depois de diagnosticados com hipertensão. “Tivemos um aumento elevado no número de colaboradores satisfeitos com nosso programa de qualidade de vida; é um ganho para todos”, diz Odair Behnk, gerente de marketing da companhia.


*Essa notícia foi publicada no site Canal RH, em 07/03/2013

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/