Huma

Empresas investiram pouco em treinamento dos executivos em 2010

Mercado
12/01/2011

 

Atualmente, a falta de mão de obra qualificada é uma das principais reclamações dos empregadores. Entretanto, poucas empresas investem em programas de treinamento para reter profissionais. É o que revela um pesquisa realizada pela Stautrh, empresa especializada em seleção de executivos.

De acordo com os dados, somente 25% dos executivos do estado de São Paulo participaram pelo menos uma vez de treinamento ou de programas de desenvolvimento fornecido pela empresa, enquanto 22% participaram duas vezes ou mais.

Já outros 53% não tiveram nenhum tipo de aperfeiçoamento no ambiente de trabalho.

“De nada adianta realizar uma boa contratação, se a empresa não se preocupar em reter este profissional”, afirma o diretor-executivo da Stautrh, Carlos Eduardo Satut.

Para o especialista, boas políticas de treinamento e desenvolvimento são importantes ferramentas de retenção, pois, além de possibilitarem o crescimento profissional dos colaboradores, permitem que eles ocupem novas posições dentro da empresa. “Com isso, reduzem-se as chances de eles serem seduzidos pelas oportunidades que o mercado apresenta”, completa.

Busca por novos desafios

Em relação às novas oportunidades no mercado de trabalho, os dados indicam que 69% dos executivos entrevistados buscaram ativamente um novo emprego em 2010.

Dos profissionais que declararam estar em busca de um novo desafio, 90% participaram de processos seletivos para novos empregos, sendo que 33% participaram de três ou mais processos, enquanto 24% estavam envolvidos em dois processos de seleção.

“Foi comum abordarmos profissionais que estavam participando de três ou quatro processos seletivos simultaneamente. Isto permitiu aos profissionais mais capacitados escolherem as oportunidades de trabalho mais atraentes e, em alguns casos, levou as empresas contratantes a oferecerem maiores salários”, finaliza Staut.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado entre 30 de novembro e 5 de dezembro de 2010. No total, participaram 256 executivos de empresas do interior e da capital do estado de São Paulo.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 11/01/10.

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/