Huma

Entrevista por competência está cada vez mais presente nas empresas

Mercado
26/01/2010

 

Conhecer bem os futuros funcionários é um desafio quando se trata de recrutamento. Em razão disso, cresceu o número de empresas que aplicam um método de seleção conhecido como entrevista por competência.

"As pessoas são contratadas por seus conhecimentos técnicos e são desligadas pelas suas competências comportamentais, atitudes. Competência é saber, saber fazer e querer fazer. Muitos sabem fazer, mas às vezes têm atitudes inadequadas", disse a consultora da DM Brasil, Irene Azevedo.

Como funciona?

De acordo com Irene, a entrevista por competência analisa, por meio de perguntas, como os participantes de uma seleção para uma vaga de trabalho chegaram ao atual nível profissional. Dessa forma, analisa-se como o candidato chegou àquele resultado, provando, por meio das respostas, as qualidades que diz ter.

Esse método beneficia tanto os contratantes quanto os contratados, pois é possível conhecer mais o profissional. Além disso, com ele, as contratações são mais eficazes, diminui-se os custos com demissão e o candidato tem mais chances de trabalhar em uma empresa com valores semelhantes aos dele.

"O número de companhias que aderem à entrevista por competências cresce porque se descobriu que, na verdade, se gasta muito pouco tempo no recrutamento", afirmou a consultora

Segundo Irene, a crise mundial também é uma das responsáveis pelo crescimento dessa prática. "O momento econômico fez, desde o ano passado, com que os recrutadores ficassem mais atentos ao admitir um profissional, checando ética e valores. Antes, já havia a gestão por competências, mas nas entrevistas não se dava a atenção adequada a essa parte", concluiu.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 25/01/10

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/