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Estilo de Comunicação em Recursos Humanos

Mercado
29/06/2009

 

Exemplos: "estilo autoritário", aquele que dá ordens, sem se preocupar com os sentimentos ou opiniões dos outros; estilo "zombador", só quer rebaixar o que os outros pensam, etc.

Podemos sintetizar as qualidades de um bom estilo de comunicação em 7 características:

1 Direto: procura falar frases simples, indo direto ao assunto (não fica "enrolando").
2 Desembaraçado: é "leve", sem palavras "difíceis" ou "gírias".
3 Equilibrado: procura ouvir tanto quanto falar e não interrompe a conversa dos outros.
4 Adequado: procura não agredir os sentimentos ou opiniões divergentes.
5 Calmo: ritmo de voz pausado e volume médio.
6 Receptivo: aceita objeções, procurando descobrir quais os motivos para tais.
7 Positivo: expressa algo que beneficia o receptor da mensagem (ouvinte), elogia.

 

Como melhorar nossos relacionamentos
 
Seguem algumas regras básicas de como melhorar nosso trato pessoal e possibilitar relacionamentos mais saudáveis, comunicativos e produtivos, em qualquer ambiente:
  • Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "sorrisos amáveis".
  • Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
  • Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
  • Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
  • Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.
  • Interesse-se sinceramente pelos outros.
  • Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
  • Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.
  • Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
  • Preste favores, sem esperar nada em troca.
  • Ao dizer "não", o faça com delicadeza.
  • Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos.
  • Não se meta onde não é chamado, a não ser que suas responsabilidades o obriguem a tal.
  • Jamais passe comentários negativos.
 
Fonte: Guia Trabalhista
 

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