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Gestão estratégica: como a ciência ajuda grandes líderes?

Mercado
24/08/2015

Para chegar a uma gestão estratégica e eficaz, é necessário ter em mente que nenhum resultado é alcançado sozinho. Construir um grande time é fundamental para obter o sucesso. Mas seria essa construção de uma grande equipe definida como uma arte ou uma ciência? Reunir bons profissionais exige tanto arte quanto ciência. Ter a proporção certa de talento e personalidade na sua equipe pode significar a diferença entre o sucesso de um projeto e um desempenho abaixo da média.

Segundo uma nova pesquisa do Laboratório de Dinâmica de Performance Humana do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os fatores que caracterizam e identificam equipes de alto desempenho  em importantes dinâmicas de grupos, e  que se encontram em  alto desempenho são “aquelas dotadas com a energia, criatividade e comprometimento necessários para deixar outras equipes muito para trás. Essas dinâmicas podem ser observadas, quantificadas e medidas. Através disto, os dados da pesquisa confirmaram que a comunicação de fato desempenha um papel fundamental na construção de equipes de sucesso.” E que é considerado o fator mais importante para o sucesso de uma equipe tanto quanto todos os outros fatores individuais como: inteligência, personalidade, habilidade. Baseados nestes dados, selecionamos as melhores técnicas para garantir o sucesso da sua equipe e sua gestão estratégica:

1. Identifique os elementos que afetam a comunicação:

Na pesquisa realizada pelo MIT identifica três aspectos da comunicação que afetam o desempenho da equipe. A primeira é a energia. A energia positiva no ambiente do trabalho é fundamental. O líder deve começar o dia com entusiasmo, mas não em demasia porque pode parecer falso, e chegar no final da jornada da mesma maneira. Um clima positivo na realização de um trabalho de qualidade tem a capacidade de energizar o grupo de profissionais. Esta energia, quando desenvolvida na medida certa, é contagiante, transmite boas vibrações para pessoas que trabalham juntas diariamente, apesar de todas as dificuldades que essa convivência acarreta.

O segundo elemento importante da comunicação é o engajamento da equipe que se reflete na distribuição de energia entre os colaboradores. As estatísticas apontam que o percentual de profissionais engajados com suas atividades é muito baixo, e que equipes envolvidas parcialmente tomam decisões piores do que as equipes totalmente engajadas. Este efeito negativo foi particularmente comum em equipes distantes que falavam principalmente por telefone, do que com equipes que tinham uma relação presencial.

A terceira elemento fundamental é a exploração/interação, que se resume essencialmente na energia entre uma equipe e outras de outros departamentos. O envolvimento dos colaboradores só acontece quando há uma interação entre as pessoas, para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas

Equipes de sucesso, especialmente bem-sucedidas, oscilam entre exploração para a descoberta e engajamento para a integração das ideias. No estudo proporcionado pelo MIT Media Lab, esse padrão foi responsável por quase metade das diferenças na produção criativa de grupos, podendo distinguir equipes com alta criatividade daqueles com baixa criatividade com precisão quase 90%.

2. Saiba além do convencional:

Um cético diria que os pontos sobre a energia, engajamento e exploração são óbvios. Mas os dados da pesquisa apontam que 35% da variação no desempenho de uma equipe pode ser explicada simplesmente pela interação e socialização entre os colaboradores. Pode parecer que tire o foco ou distraia os colaboradores do que é realmente importante, porém, os dados provam o contrário.

Unir o útil ao agradável: esse é o segredo. Misturar negócios e prazer pode, sim, ter um impacto positivo no ambiente corporativo de acordo com uma pesquisa publicada no site Business News Daily  Os resultados mostram que 63% dos trabalhadores acreditam que a produtividade aumenta quando os colegas são amigos também fora da empresa.

3. Melhore a comunicação de uma vez

A questão neste momento é: Uma vez que eu reconheço que preciso melhorar a energia e empenho, como dar o primeiro passo? Quais são as melhores técnicas?  A pesquisa aponta que usando as uma ferramenta de gestão estratégica, as equipes podem rapidamente melhorar seus padrões de comunicação e traduzir em um melhor desempenho. Um software de gestão de tarefas pode trazer todos estes benefícios na comunicação, pois é um local de divulgação de informações centralizado, interativo com todos os departamentos da empresa, acessibilidade da informação.

Essa dica foi publicada no blog Runrun.it 

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