Huma

Liderança essencial: o líder diante dos cenários de turbulência

Mercado
09/06/2015

Em entrevista à Huma, o Consultor em Educação Corporativa, Dorival Donadão discute sobre as competências essenciais de um líder. 

Huma: Quais os desafios dos líderes nos dias atuais?  

Dorival Donadão: O desafio em tempos de incerteza e de ambiguidades, exatamente como os tempos atuais, é de sustentar uma causa, um propósito.
Claro que essa causa deve ir muito além do obvio, que é produzir resultados relevantes em um ambiente desfavorável. Por isso, levando em conta o cenário de inquietude em que estamos vivendo, precisamos de um propósito claro de direção e orientação. 

Huma: Você acredita que o desinteresse e a falta de engajamento dos funcionários são decorrentes da ineficiência da liderança? 

Dorival Donadão: A apatia de muitos funcionários diante de situações negativas só pode ser revertida por um fator: o exemplo do líder. As pessoas observam o comportamento, o equilíbrio ou desequilíbrio, o ânimo ou o desânimo que prevalecem nas atitudes cotidianas do chefe. E, claro, reproduzem essas atitudes no trabalho muitas vezes, inconscientemente, sem perceber que estão sendo contaminados. Então, o líder é, sim, um formador de opinião, de percepções e de sentimentos. É um papel duro e difícil de desempenhar, mas são características preponderantes do líder manter a garra e o ânimo renovado.

Huma: Como o líder pode motivar sua equipe? É necessário que antes de tudo ele seja motivado?

Dorival Donadão: Atitude é um impulso para a ação que nasce no interior de cada indivíduo. Ninguém, na verdade, motiva ninguém. O que se pode (e deve) fazer quando se está numa posição de liderança, é estimular positivamente as pessoas, demonstrando que é possível reverter dificuldades e encontrar soluções criativas, mesmo com limitações de recursos, orçamento e tempo.

Huma: Com que frequência um líder precisa dar feedbacks? Você acredita que eles podem fortalecer o comprometimento da equipe?

Dorival Donadão: A prática efetiva e consistente do feedback é, historicamente, um ponto falho na grande maioria dos executivos. E quanto mais alta a posição curiosamente menos dificuldade demonstram esses executivos. Então não é um problema de tempo na agenda, e sim de percepção de valor desta habilidade por parte dos demais dirigentes. O aprendizado de um grande líder demonstra que falar com as pessoas, reforçar avanços e pontuar falhas é uma atitude educativa e agrega contribuições inestimáveis para quem participa do processo. O ideal, inclusive, é que aconteça uma troca de feedbacks entre o líder e os liderados. Só assim todos ganham novas percepções e novos aprendizados. 

Huma: Uma pesquisa realizada pelo Ibope, com mais de 600 profissionais brasileiros de grandes empresas, mostra que uma das coisas que mais tira o sono de um líder é a falta de inovação. Quais dicas você deixa para que os gestores consigam ajudar seus colaboradores a inovar? 

Dorival Donadão: A inovação é um tema que deve ser repensado pelas organizações. No entendimento geral, prevalece que a inovação deve ser radical, de ruptura e mudanças expressivas. Quando, na verdade, a inovação viável deve ser adotada até como um exercício de familiarização das metodologias, dos processos e da gestão de mudanças. As pessoas resistem à inovação porque acham que terão de se refazer por completo, adotar práticas excepcionais e desconhecidas. Enfim, ser um super-homem capaz de criar uma nova ordem de desempenho, força e coragem. Não é por aí. A inovação viável é aquela que evolui com os inovadores, que aumenta seu grau de ousadia e inventividade com os ganhos das conquistas anteriores. 

Dorival Donadão é Consultor em Educação Corporativa, Coaching e Alinhamento Estratégico. É formado em Administração com especialização em RH e Marketing e também escreve para outras revistas da área de gestão de pessoas.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/