Huma

Líderes despreparados contribuem para turn over

Mercado
22/05/2012
Cerca de 70% dos casos de conflitos hierárquicos são a razão do clima pesado nas organizações de trabalho, além de ser também a causa de 28% dos piores resultados financeiros da empresa, segundo estudo realizado pela Hay Group. Além de alguns líderes serem desligados devido à falta de habilidade em gestão de pessoas, a produtividade da empresa pode cair significativamente quando os colaboradores se sentem desmotivados pela falta de preparo de seus líderes, na avaliação da diretora da Velasco Consultoria Organizacional, Lúcia Velasco. "Uma das alternativas para reverter o problema são treinamentos específicos que trabalham no desenvolvimento de habilidades e ferramentas para a gestão das pessoas ou da equipe."
 
A falta de feedback e foco em pessoas e uma gestão baseada no autoritarismo são situações que levam as organizações a contratarem serviços de consultorias especializadas em desenvolvimento de líderes. "A liderança despreparada levava a um alto nível de absenteísmo e turnover. Esses indicadores foram sendo monitorados pelas entrevistas de desligamento e conversas com os funcionários", conta Luzia Fernandes, consultora de capital humano de uma das empresas atendidas pela Velasco.
 
Após investir na capacitação de líderes, é possível constatar uma melhora no clima da organização, nos níveis de produtividade, na redução de absenteísmo e turnover e na qualidade dos produtos oferecidos. "Sabemos que, hoje em dia, um forte fator de retenção em uma empresa é a boa gestão. Os líderes precisam aprender a exercer seu papel e, para isso, a instituição assume o papel de promover esse desenvolvimento", afirma Luzia.
 
 
Esta notícia foi publicada na Clientes SA, em 18/05/2012

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/