Huma

Maioria não faz networking mesmo considerando prática importante

Mercado
13/10/2015

A maioria dos profissionais reconhece os benefícios de ampliar a rede de contatos. Ainda assim, boa parte deles não se esforça para fazer networking — mesmo já tendo perdido oportunidades de trabalho por conta disso. É o que indica um levantamento da escola de negócios da Universidade de Phoenix, nos EUA, que consultou cerca de dois mil profissionais americanos.

De acordo com a pesquisa, a grande maioria dos entrevistados (89%) acredita que fazer networking é uma prática importante para avançar na carreira. Ainda assim, 53% admitem que fazem pouco ou nada para conseguir ampliar a rede de contatos. Entre as razões para isso estão a falta de oportunidades (27%) e insegurança em relação à própria capacidade — 25% dizem que não sabem qual a melhor forma de fazer networking. Os motivos mais citados, depois desses, evidenciaram também a falta de tempo para acomodar a prática na rotina.

25% dizem que não sabem qual a melhor forma de fazer networking.

Mais de um quarto (27%) dos profissionais que sentem que não se dedicam o bastante ao networking já perderam uma oportunidade de emprego por causa disso. Já entre os que se esforçam para ampliar a rede de contato, quase um terço (32%) recebeu ofertas de emprego e 23% conseguiram apoio de superiores dentro da empresa. Ganhar novos clientes e receber um aumento ou uma promoção também apareceram como resultados da prática.

O espaço mais comum para a prática, segundo os entrevistados, são as redes sociais, usadas por 50%. Além do próprio ambiente de trabalho, profissionais também buscam fazer networking em congressos da sua área de atuação e happy hours.

Veja mais: 

Networking ainda é mal realizado, mostra levantamento

Empresas também precisam de networking, mostra estudo

Essa notícia foi publicada no site do Valor Econômico, em 06/10/2015 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/