Huma

Motivação: A palavra de ordem do século!

Mercado
08/05/2012

Entretanto a pessoa a ser motivada tem que querer outro ponto importante coletivamente não pode afirmar que todos serão motivados! Se a motivação é intrínseca e individual o que motiva um pode não motivar o outro. As pessoas têm motivações diferentes para atingir objetos, uns se motivam por dinheiro, outros por elogios e assim por diante as pessoas têm varias maneiras de se motivarem. Então cabe ao líder, chefe, patrão, encarregado conhecer seus colaboradores e suas necessidades para sim motivá-los da forma certa!!!

Motivação é algo intrínseco, ou seja, é da pessoa e aflora de dentro para fora. Uma pessoa pode motivar a outra? Sim pode! Entretanto a pessoa a ser motivada tem que querer outro ponto importante coletivamente não pode afirmar que todos serão motivados! Se a motivação é intrínseca e individual o que motiva um pode não motivar o outro. As pessoas têm motivações diferentes para atingir objetos, uns se motivam por dinheiro, outros por elogios e assim por diante as pessoas têm varias maneiras de se motivarem.
Então cabe ao líder, chefe, patrão, encarregado conhecer seus colaboradores e suas necessidades para sim motivá-los da forma certa!!!

O fenômeno da motivação está presente diretamente na vida do ser humano. Pode contribuir para influenciar o comportamento dos indivíduos, tanto na vida pessoal quanto no meio social. Tal argumento justifica a importância de buscar a compreensão da complexa concepção do fenômeno.

Etimologicamente, a origem do termo motivação vem da palavra latina movere, que significa mover. Sendo assim, siga uma regra básica! Ninguém gosta de ficar perto de pessoas mau humoradas e paradas os conhecidos "mortos vivos" trazendo isto para o meio empresarial, quer se dar bem? Se o mundo desabar encima de você mantenha-se com um belo sorriso! O sorriso funciona com um como um imã para atrair as pessoas para perto te ti! E na hora de atender um cliente seja ágio e eficaz, humilde e sincero tudo isto atrai pessoas que por sua vez relacionamento que por sua vez negócios!!!

Um dos grandes desafios das empresas é motivar pessoas!
Segundo o autor Chiavenato. A motivação significa o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionado pela capacidade de também satisfazer objetos individuais. A motivação depende basicamente de direção (objetos), força e intensidade do comportamento (esforço), duração e persistência (necessidade). Uma necessidade significa uma carência interna da pessoa e cria um estado de tensão no organismo. Daí o processo motivacional.
Sendo assim, como o processo motivacional depende que os objetivos sejam os mesmos ou caminhem lado-a-lado. Ou seja, a empresa só consegue manter os colaboradores motivados se os interesses organizacionais supram os individuais de cada colaborador. Tai a chave da dificuldade, nem sempre é fácil aliar as duas coisas!

Segundo o autor Gondim baseado nos estudos de psicólogos que acreditam que grande parte das razões da diversidade das condutas individuais decorra de um processo denominado de motivação. Poucos colocariam em dúvida a afirmativa de que esse seja um dos mais importantes processos que explicam a conduta humana, especialmente no ambiente de trabalho.
Sendo assim, podemos quase que afirmar que manter os colaboradores motivados é o principal ato para o sucesso da empresa. Todavia temos que entender que motivar é manter motivado todo dia a todo tempo sendo isto uma tarefa da direção da empresa. Então cuide dos seus colaboradores todo o dia e não caia na armadilha de que uma palestra motivacional uma vez ao ano irá salvar sua empresa!!!

Quase impossível falar de motivação sem citar a teoria de Maslow que expressa sua teoria com a pirâmide das necessidades dos indivíduos. Observa-se que na base da pirâmide estão as necessidades básicas de comer, beber, vestir e cada degrau da pirâmide as necessidades vão deixando de lado o ato da sobrevivência propriamente dita para almejar algo maior. Passando para segurança e chegando ao topo com os grandes objetivos que dão prazer e auto-estima, tais como lazer, bens matérias, situação financeira estável e etc... O interessante que apesar da pirâmide ter cinco etapas a ultima é infinita porque o ser humano não tem limite para a motivação e quando mais, mais vai querer, isto faz bem, é saudável e é o que mantém vivo dentro da pessoa o extinto de agir , querer, viver e ter! Uma pessoa motivada, desperta interesse e contamina as pessoas que estão ao seu redor fazendo com que o fenômeno da motivação aconteça. Já uma pessoa desmotivada além de se prejudicar pode levar consigo outros, a velha história de uma laranja pobre no saco estraga as outras!
Sendo assim, vigie e se preocupe com o maior patrimônio da sua empresa que é o quadro de colaboradores e nunca se esqueça do dito popular "O que engorda o boi é o olho do dono"!

Segundo o professor Luiz Marins, "motivação não é auto-ajuda. Motivação não é emoção. Motivação são os motivos, as razões de ordem lógica, cartesiana, racional. Motivos pelos quais eu faço isso ou aquilo. Motivos pelos quais eu devo estudar os clientes para poder surpreendê-los e encantá-los. Se as pessoas não discutirem e concluírem quais são os seus motivos, ficarão sempre à mercê de emoções passageiras. Muitas pessoas me dizem que assistiram a uma palestra motivacional, ficaram motivadas durante uma semana e depois voltaram a ser desmotivadas como sempre. Elas não ficaram motivadas. Ficaram emocionadas. Passada a emoção voltaram a ser o que sempre foram. Motivação é o que sobra depois de passada a emoção".
Sendo assim, fique atento motivação é a razão de ser. Por conta disto é que temos que se motivar a todo o momento e quem tem cargo de liderança tem que manter todos os seus liderados motivados! E novamente vou falar aos empresários, não caiam na armadilha das palestras motivacionais! Ajuda? Sim claro que ajuda mais não é isto que resolve o problema da empresa e muito menos o que vai motivar seus colaboradores, eles apenas irão ficar emocionado e emoção passa! Sem contar que de uma palestra uma ser humano só consegue absorver apenas 10% do que é falado.

Gosto muito de escrever sobre este assunto, são muitas variáveis que acabam por dar varias tangentes e abre um leque grande para o assunto. A verdade! O grande desafio deste século quiçá do milênio é o saber lidar com "gente"! Isto envolve sabedoria, sensibilidade, habilidade, firmeza, responsabilidade, honestidade e conhecimento acadêmico e empírico entre outros. E de todos os fatores envolvidos neste desafio a motivação funciona como uma mola propulsora para que no final de todo o processo obtenha êxito e um resultado satisfatório!

A motivação te leva a persistência! A persistência te leva ao sucesso! O sucesso te mantém motivado! Ser motivado te leva a conquistas e te diferencia das outras pessoas!
Por fim! Motivação é a palavra de ordem!!


Esta notícia foi publicada na Administradores em 07/05/2012

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/