Huma

Não quero ser chefe, mas quero crescer

Mercado
02/09/2013

Chega um momento na carreira em que você precisa progredir na hierarquia da empresa e assumir um papel de liderança, certo? Nem sempre! Embora o crescimento para cargos de coordenação ou gerência seja a melhor alternativa para muitos profissionais, nem todo mundo tem perfil ou vontade de ser líder. Se esse é o seu caso, pode respirar alividado: sua carreira não está condenada à estagnação. Embora a ideia de sucesso no mundo corporativo esteja quase sempre ligada à hierarquia de cargos, existem outros caminhos para quem acha que gerir pessoas é um tormento.

Vejam o exemplo de Jorge Pereira, gerente de tecnologia da informação há quase uma década, que não quer mais ser chefe. Cansado do excesso de trabalho e da pressão da responsabilidade de gerir outras pessoas e resultados, ele decidiu apostar no crescimento profissional por meio da especialização. “Não quero mais virar noites trabalhando. Quero me desenvolver. Gestores não têm tempo para se reciclar”, explica.

Se ele vai ganhar menos por isso? “Hoje, especialistas ganham o mesmo ou até mais que gestores, com a vantagem de não ter a responsabilidade de gerir”, explica.

Carreira em Y –
O nome mais comum para essa outra forma de desenvolvimento – em que o profissional se especializa em vez de se generalizar e liderar pessoas – é carreira em Y. Detalhe: o nome não tem nada a ver com a Geração Y, ok? Segundo Gutemberg Macedo, consultor e especialista em carreiras, nesse modelo de carreira, o profissional pode se desenvolver de forma linear, investindo no aperfeiçoamento das habilidades que possui para chegar a ser o melhor naquilo que ele faz.

Segundo Alexandra Morgado, gerente de RH da Personal Service, dizer não a uma vaga gerencial é tarefa complicada, mas a dica é buscar transparência para seguir o caminho que vai fazer você mais feliz.



*Essa notícia foi publicada no site Click Carreira, em 30/08/2013

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/