Huma

Não seja o motivo de uma demissão

Mercado
08/09/2015

É difícil algum colaborador sair de um emprego devido à política geral da empresa ou à sua localização. Essas coisas podem cooperar para a sua saída no longo prazo, mas não são determinantes. Na maioria dos casos, a saída ocorre devido ao péssimo relacionamento entre o profissional e o seu líder, e ao seu estilo de fazer a gestão de pessoas. Por outro lado, o bom relacionamento entre o líder e seu colaborador faz com que eles trabalhem juntos por longos anos, numa aprendizagem contínua.

Muitas vezes as pessoas ficam confusas sobre o tipo de relacionamento que devem ter com a equipe como líder. O erro mais comum é escolher entre ser amado como amigo ou temido como chefe. Então, como influenciar os outros de forma positiva, estimulando sua produtividade? Confira dicas básicas para todos os gestores serem respeitados e nunca a razão para algum colaborador abandonar sua equipe.

1. Tenha visão direcionada para o sucesso

Para ser um bom líder, é preciso conquistar a admiração e o respeito. É necessário  mostrar que possui conhecimento em assuntos específicos. Um bom gestor deve ser um “coach”, que ajuda os colaboradores a desenvolver suas habilidades.

2. Aborde positivamente

No mundo corporativo, os funcionários costumam ser avaliados mais por suas deficiências do que por suas virtudes. É preciso inverter essa forma de gestão de pessoas. As empresas estão organizadas em torno dos ‘gaps’. A avaliação é sempre pra falar o que tem de ruim. O gestor que quer ter um ambiente positivo tem que olhar para o que seus colaboradores têm de melhor.

3. Construa uma equipe produtiva

O gestor não deve se sentir intimidado pelo talento ou pela diversidade de opiniões de seus subordinados. Não tenha medo de ter na equipe pessoas que saibam coisas que você não sabe. Para ter um time forte, é preciso ter pessoas que pensam diferente trabalhando juntas.  Em uma pequena empresa isso é ainda mais importante, pois é a equipe que ajuda o negócio a crescer.

4. Faça uma boa gestão de pessoas

Muitos colaboradores sentem que eles são, muitas vezes, vistos e tratados como números. Grandes chefes, no entanto, enxergam seres humanos acima de tudo. Eles conhecem os seus colaboradores e sabem o perfil de cada um. Com isso, podem delegar melhor as tarefas, levando em conta a paixão, competências e habilidades. Essa mudança na abordagem do chefe para com os colaboradores irá fazer com que todos se sintam mais à vontade em suas atividades. Afinal, não é nenhuma novidade que desempenhamos melhores papéis aos realizarmos atividades com que temos afinidade.

5. Saiba ouvir

Os chefes, de um modo geral, costumam falar mais do que ouvir. No entanto, um bom chefe sabe que os seus colaboradores têm uma perspectiva do local de trabalho que ele nunca vai ver. Muitas vezes eles terão conhecimento de falhas no sistema que você pode não estar ciente. Ao ouvir os seus colaboradores, você pode melhorar a funcionalidade e rentabilidade do seu negócio e, assim, evitar o desperdício. A maioria das empresas tem reuniões diárias entre os chefes – então tente envolver seus colaboradores nesses encontros. Você pode se surpreender com sua perspectiva.

Essa dica foi publicada no blog Runrun.it 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/