Huma

O que falta para o RH trabalhar de forma mais estratégica

Mercado
15/02/2016

A grande maioria dos profissionais de recursos humanos reconhece a importância de a área ter um papel estratégico dentro da empresa, mas poucos adotam uma postura proativa na hora de implementar os planos do RH ou participam de discussões a nível de conselho.

Os dados são de uma pesquisa da empresa de software de gestão de pessoas BambooHR, que falou com mais de mil profissionais americanos de empresas de diversos portes.

A grande maioria dos gestores de RH (85%) considera que a estratégia da área agrega valor para a empresa, mas um número também grande (72%) diz revisar e adaptar sua estratégia de forma mais reativa do que proativa. De acordo com os condutores da pesquisa, isso sugere falta de habilidade na hora de criar e implementar um planejamento que esteja alinhado com as necessidades da empresa.

profissionais de recursos humanos reconhece a importância de a área ter um papel estratégico dentro da empresa

A falta de acesso aos níveis decisórios mais altos da organização, no entanto, pode ser uma das razões para esse descompasso. Apenas 27% dos profissionais de RH pesquisados participam da formulação da estratégia de negócio a nível de conselho. Os profissionais também reportam falta de apoio e recursos – apenas 18% dizem receber apoio total dos executivos da organização para atuar de forma estratégica. Eles acreditam precisar de mais recursos financeiros (51%), tecnológicos (47%) e mais profissionais na equipe (44%).

Não são apenas os próprios profissionais de RH que acham que a área recebe pouco apoio do resto da companhia. Apenas 13% gestores de outros departamentos entrevistados pela pesquisa acham que o RH recebe todo o apoio que precisa. Há descompasso, no entanto, entre o trabalho realizado pelos profissionais de gestão de pessoas e o resultado observado pelos outros gestores: enquanto 70% dos profissionais de RH acham que implementam as melhores práticas da área, 50% dos gestores de outras áreas concordam.

Essa notícia foi publicada no site Valor Econômico, em 05/02/2016 

Notícias relacionadas:

RH ganha peso nas decisões de negócio

O segundo momento do RH estratégico chega às empresas

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/