Huma

Oportunidade de qualificação profissional é principal vantagem de sabático

Mercado
06/03/2012

A oportunidade de qualificação profissional é a principal vantagem de tirar um período sabático percebida pelos profissionais brasileiros, segundo revela pesquisa realizada pela Robert Half.

De acordo com o estudo, esta foi a resposta de 73,7% dos entrevistados. A oportunidade de desenvolver projetos pessoais aparece na segunda colocação, com  66,7%, seguida pelo fato de poder ter um tempo para autoconhecimento (48,6%) e da oportunidade de viajar (32,8%).

Ainda foram citadas as oportunidades de ter um tempo maior de descanso e de poder se dedicar aos hobbies, com 19,5% e 12,9% das respostas, nesta ordem.

Desvantagens

Apenas 2,5% dos entrevistados acreditam que tirar um período sabático não traz vantagens.

Dentre as desvantagens, a mais citada é o risco de perder o cargo, apontada por 57,1% dos profissionais. Neste sentido, o pensamento dos colegas de trabalho também é apontado como uma desvantagem do sabático, já que 52,3% dos entrevistados se preocupam com a possibilidade de serem vistos pelos colegas como descomprometidos com a equipe.

Para 32,3%, o maior problema é ficar para trás dos colegas no mercado de trabalho, enquanto que 9,1% não enxergam desvantagens relacionadas com o período.

Outros dados

No geral, o levantamento aponta que 85,9% dos profissionais gostariam de poder tirar um período sabático, sendo que 70,1% dos executivos dizem que, se pudessem, concederiam um período de no mínimo seis meses a um funcionário de sua equipe.

Apesar disso, 73,5% das empresas brasileiras não oferecem oportunidade de tirar um período sabático e 80,4% dos profissionais não conhecem ninguém de sua empresa que já tenha tirado o tal período.

No que diz respeito a quem deveria ter a oportunidade do sabático, 39,9% acreditam que todos os funcionários deveriam ter essa opção; 20,8% dizem que somente de gerentes para cima e, para 8,2%, somente executivos com cargos mais altos, ao passo que 7,3% dos entrevistados dizem que ninguém na empresa deveria tirar um período sabático.


Essa notícia foi publicada no InfoMoney, em 05/03/2012.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/