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Os principais cuidados para fazer uma contratação correta

Mercado
27/07/2015

Em períodos de crise, uma contratação assertiva torna-se primordial para uma empresa, principalmente, em função do alto custo que um erro nessa hora pode representar. Segundo levantamento feito por Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, para a empresa os prejuízos financeiros de uma contratação mal- feita podem variar de 3 até 15 vezes o salário anual do demitido.

O número é assustador, e leva em conta todo o processo de contratação, que envolve traçar perfis, analisar currículos, entrevistar candidatos. Além disso, o cálculo para chegar às perdas financeiras deve considerar o pagamento de salários, encargos, benefícios, indenizações, improdutividades, retrabalhos, dentre outras obrigações. Mas apesar de todos esses riscos, o caminho não é se assustar e deixar de contratar; muito ao contrário: o caminho é se aprofundar e valorizar todo o processo de contratação.

“Hoje, um dos principais problemas que vejo nas empresas na hora de contratar é a falta de preocupação na definição do perfil e de requisitos adequados para o cargo, sendo desprezados esses comparativos entre perfil do cargo e profissional disponível. Outro ponto relevante é o recrutamento e a seleção realizados com urgência, em que o fechamento da vaga a qualquer custos se sobrepõe ao planejamento e análise”, conta Bazzola.

A seguir, ele aponta algumas formas para filtrar os principais candidatos: 

  1. Na entrevista, busque observar o candidato e seus conhecimentos; como ele lida com pressão e até a postura perante uma situação de questionamentos.

  2. Dinâmicas de grupo podem demonstrar a sociabilidade do candidato, sua personalidade e a maneira de analisar o posicionamento quanto a pontos de vista diferentes de cada membro do grupo, e como o candidato absorve as orientações perante a convivência com outras pessoas. Isso demonstra o perfil comportamental em relação ao cargo disponível.

  3. As simulações de situações reais visam identificar a criatividade, raciocínio e como o candidato sobressai no momento de pressão, como se estivesse em situação real de trabalho.

Assim, é necessário que a área de recursos humanos elabore um roteiro para que as informações e esclarecimentos aconteçam dentro de uma ordem. Alguns pontos devem ser preparados antes de se iniciar uma contratação, segundo Bazzola: 

  1. Deve ser escolhido um local com privacidade, iluminação, acústica, conforto, para ambos, entrevistador e entrevistado.

  2. O material a ser utilizado na entrevista deve ser previamente preparado, como ficha de anotações, descrição do cargo, quesitos necessários etc.

  3. O entrevistador deve fazer um check list ou roteiro contendo as informações relevantes que devem ser questionadas ao candidato. Todo o material que será utilizado na entrevista deverá ser preparado com antecedência, e a escolha do ambiente que tenha privacidade e conforto passa a ser, também, um ponto importante para o entrevistado e o entrevistador; deixá-lo tranquilo fará com que o entrevistador extraia o melhor do candidato.

Na entrevista, existem pessoas que sabem se vender muito bem, assim, como não ser ludibriado? Para que não haja equívoco na contratação, o entrevistador deve ter conhecimento do que vai explorar com o candidato, realizando perguntas focadas e que agreguem valor à entrevista e ao objetivo do cargo. Comprar o que foi informado pelo candidato com um pedido de exemplos pode evitar estas surpresas.

Enfim, contratar errado possui um custo muito alto e não é simples acertar nessa hora. Assim, o recomendável para qualquer empresário é deixar de lado a autoconfiança nesse momento, para buscar conhecimento e profissionais especializados, o que com certeza garantirá ótimos resultados.

Essa dica foi publicada no site da Revista Melhor Gestão de Pessoas, em 10/06/2015

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