Huma

Para recrutadores, senso de responsabilidade dos candidatos pesa mais que boa formação

Mercado
20/04/2011

Uma pesquisa realizada pela Curriculum ouviu cerca de 540 empresas sobre o que elas estão levando em conta na hora de recrutar um novo profissional agora neste ano de 2011. A conclusão foi de que responsabilidade, ética e comprometimento com resultados são as qualidades mais apreciadas. Numa análise do comportamento dos colaboradores que já integrados às companhias, comprometimento, objetividade e proatividade são os três fatores que mais precisam ser aprimorados.

"Pode-se perceber que a responsabilidade com as metas estipuladas é o mais desejado e, muitas vezes, o que mais precisa ser desenvolvido pelos profissionais. O engajamento é essencial e o colaborador precisa entender claramente a importância de atingir metas para a saúde de toda a empresa e saber o quanto ele é importante para o todo", observa Abrileri.

Quanto à responsabilidade de forma geral, é importante o profissional saber que esse é um requisito mínimo que ele deve ter e jamais deve ser citado como um diferencial. "Chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar ao trabalho são apenas requisitos básicos para ser visto com bons olhos pela liderança, mas não servem como argumento, por exemplo, para ganhar mais", considera a analista de recursos humanos da Global Network, Mônica Veridiano. 

Insatisfação

Ainda no levantamento, 68% das companhias dizem não estar satisfeitas com os candidatos que participam nos processos seletivos. "Esse quadro é preocupante. Enquanto o Brasil precisa cada vez mais de mão de obra qualificada, muitas empresas ficam desapontadas com a mão de obra disponível, que se mostra pouco qualificada e pouco capacitada, inviabilizando assim a contratação destes recursos", comenta o executivo.

Formação

Segundo Abrileri, os candidatos devem ficar atentos também aos estudos. "Boa formação, aliada a bons valores e atitudes, formam o profissional desejado não só para 2011, mas para os anos que seguem, que são muito promissores para o país", conclui o presidente da Curriculum. 

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 18/04/2011.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/