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Para ter a equipe ideal basta entender seus integrantes, diz especialista

Mercado
26/01/2011

 

O sonho de ter uma equipe ideal não se limita exatamente a uma área específica. Porém, respostas geralmente usadas pelos responsáveis caem na questão financeira ou na falta de tempo para avaliar novos colaboradores.

No entanto, engana-se quem acha que incorporar novos talentos é a única solução. Para o consultor em gestão de pessoas e especialista em treinamentos Eduardo Ferraz, a alternativa para esse desafio é aprimorar aquilo que já existe.

Comportamento

São 10 lições desenvolvidas pelo consultor que, empregadas com dedicação e disciplina, trarão ótimos resultados aos gestores e às suas respectivas empresas. São elas:

Invista mais tempo para conhecer a personalidade de seus colaboradores - Todo mundo, sem exceção, deixa um rastro durante a vida e este histórico indica tendências futuras. Não seria exagero afirmar que é o patrimônio mais importante de uma pessoa. Portanto, avalia o especialista, é dramaticamente importante conhecer a personalidade de seus funcionários.

Não force a natureza das pessoas - Apesar de a personalidade adquirir alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo a mesma durante toda a vida, ou seja, não é bom negócio cobrar e insistir em coisas improváveis.

Identifique os pontos fortes - A inteligência e a eficiência de uma pessoa dependem de seu sucesso em tirar proveito de suas conexões mentais mais fortes.

De acordo com Ferraz, ter um funcionário muito exigente, teimoso, perfeccionista, mandão, falante, desconfiado ou qualquer comportamento que, socialmente, é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte, se utilizado em tarefas que demandem estas atitudes.

Posicione as pessoas onde elas rendem mais - A genética e o ambiente geram um indivíduo talentoso à sua maneira, pela capacidade de reagir ao mundo de um jeito único. Procure posicionar as pessoas onde elas possam usar seus talentos na maior parte de seu tempo. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar.

Faça prática deliberada - Prática deliberada é aquilo que fazemos especificamente para melhorar aquilo que já temos de bom. Significa desenvolver com técnicas, estudo e repetição nossos talentos. Um grande talento sem o esforço do treinamento e da repetição não gera resultados. Muita prática deliberada significará melhor desempenho. ‘Toneladas’ de prática deliberada resultará na excelência.

Defina metas - Se você seguir as sugestões anteriores, terá autoridade para cobrar metas mais agressivas. Explique os motivos e estipule metas de aumento de faturamento, aumento de margem e diminuição de custos.

Cobre resultados - Parece óbvio, mas muitas empresas estipulam metas gerais e não cobram metas individuais. Sempre que possível, cobre metas individualmente. A maioria das pessoas consegue um desempenho 20% a 30% superior quando as metas são quantitativas, e medidas e avaliadas mensalmente.

Institua a meritocracia - Premie, reconheça e promova os melhores, independentemente do tempo de casa que possuam. Isso dará um "choque de gestão" e motivará os mais talentosos e determinados.

Dê o exemplo - As pessoas só acreditam em um programa de melhoria se quem o propõe o segue rigorosamente e sem complacência. O exemplo vem de cima.

Essa notícia foi publicada no Infomoney, em 19/01/11.

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