Huma

Pesquisa aponta que motivação influi nos resultados das empresas

Mercado
30/11/-1

 

Empresas com melhor desempenho criam três vezes mais oportunidades de desenvolvimento de carreira aos seus funcionários

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou um estudo de eficácia organizacional e identificou que oportunidades de carreira oferecidas aos funcionários são fundamentais para gerar motivação e uma série de outros fatores relacionados ao desempenho da organização e a retenção de talentos, além de melhorar a produtividade.

Segundo Elaine Saad, country manager da Right Management para América Latina, desenvolver um talento não requer apenas preparar os funcionários para o bom desempenho. "O desenvolvimento de oportunidades na carreira inspira o colaborador a dar o melhor de si e a usar todos os seus recursos e habilidades, o que, consequentemente, eleva o nível de desempenho organizacional", afirma a executiva. "Hoje em dia as exigências dos profissionais estão ligadas aos desafios que recebem no trabalho. Eles querem sentir que contribuem de maneira importante para o sucesso da organização".

Na pesquisa realizada com 28 mil profissionais, de 10 segmentos de atuação, em 15 países, apenas 34% dos entrevistados declararam estar plenamente motivados com seu trabalho e a organização a que pertencem. Ainda segundo o estudo, as empresas que oferecem oportunidades de carreira são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários do que aquelas que não oferecem; quase 2,5 vezes mais inclinadas a serem produtivas e quatro vezes menos sujeitas a perder talentos.

A pesquisa também identificou que as organizações consideradas com melhor desempenho estão quase três vezes mais inclinadas a criar oportunidades de desenvolvimento de carreira do que as classificadas abaixo da média.

Uma das principais conclusões do levantamento é que as empresas que não motivam seus funcionários, dificilmente renderão tudo o que podem. "Na verdade, arriscam-se a perder seus funcionários mais talentosos, sua capacidade de reagir com rapidez e eficácia às mudanças do mercado e sua margem competitiva", ressalta Elaine.

Outro estudo

Os resultados vão ao encontro de outra pesquisa que a Conference Board realizou e que apontou que a satisfação no trabalho caiu 16% nas últimas duas décadas, com um quarto deste declínio (cerca de 4%) ocorrendo apenas em 2008.

Elaine Saad adverte que oferecer oportunidades de carreira não é uma fórmula mágica para os desafios de motivação. "Este é um tema complexo que exige providências em várias frentes, mas iniciativas de aprendizado e desenvolvimento podem dar uma contribuição importante para promover a permanência e a produtividade de um colaborador".

Na pesquisa da Right, estimular os funcionários a assumir responsabilidade pelo seu trabalho, promover o desenvolvimento que propicie uma melhor atuaçao e mostrar-lhes como podem progredir na organização surgem como os três maiores fatores de impulso do aprendizado e desenvolvimento.

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 29/06/10.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/