Huma

Profissionais devem desenvolver assertividade para alcançar o sucesso

Mercado
09/11/2011

Você sabe o que é assertividade? De acordo com a diretora executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, esta é uma característica muito importante nos dias de hoje para quem quer alcançar sucesso profissional.

Segundo definição do dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, assertividade é a qualidade ou condição de ser assertivo, que, por sua vez, é definida, entre outras coisas, como “que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras”.

Izabel reforça a definição e completa: “o mundo corporativo é hoje muito mais competitivo e as empresas querem, cada vez mais, profissionais assertivos, pessoas mais seguras, que comunicam suas intenções, entregam rápido e mantêm o foco”.

Como desenvolver a característica?

Ainda conforme análise de Izabel, o profissional assertivo é mais pró-ativo, além de mais maduro emocionalmente. Este profissional, diz ela, “olha para as situações negativas e não tem medo de expor sua opinião sobre o assunto para a chefia, por exemplo”.

Para desenvolver a assertividade, a diretora executiva da Ricardo Xavier aconselha que o profissional faça uma autoanálise, observando atentamente seu grau de envolvimento com a empresa e a equipe.

É importante também analisar com cuidado a forma como se expressa, se é capaz ou não de formar opinião, se tem foco no resultado e entrega no tempo e sob medida.

“Utilizar o coaching como forma de desenvolver a assertividade é uma boa alternativa (…) Porém, neste caso, o essencial é que a pessoa se conheça, perceba suas habilidades comportamentais e desenvolva aquelas têm mais dificuldade, bem como as exigidas para o cargo e a empresa”, analisa.

Fique de olho!

Assertividade demais, alerta Izabel, pode ser prejudicial à carreira ou mesmo à equipe, sendo que, no segundo caso, especialmente quando parte do líder.

“Tudo que é em excesso traz prejuízos. Na liderança, por exemplo, o excesso de assertividade pode impactar negativamente a equipe, visto que este líder tende a não reconhecer os esforços do liderado, entre outras coisas”.

Essa notícia foi publicada no Info Money, em 03/11/2011.

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/