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Recrutamento e Seleção: as 5 dicas que fazem toda diferença

Mercado
29/07/2016

Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. Contratar e reter talentos, com habilidades específicas, mas com perfis completamente diferentes, consegue ser ainda mais desafiador. A área responsável pela gestão de pessoas de qualquer empresa precisar estar sempre muito bem estruturada e pronta para enfrentar grandes dilemas.

Uma das maiores dores da empresa está na hora do recrutamento e seleção de novos membros para o time. Para te ajudar com isso, separamos 5 dicas, com base em uma mentoria oferecida como parte do programa Promessas JPMorgan Chase Foundation, que vão clarear seu caminho e te poupar de boas dores de cabeças. Mas, antes de entrar no assunto, é preciso entender melhor algumas características da sua empresa:

1 - Valores: o sangue que corre nas veias da sua empresa

Pode não parecer, mas os seus valores vão te ajudar, e muito, na hora do recrutamento de novos talentos. Mas, antes de entrar direto nessa história, é preciso entender a profundidade desse tema.

Definir os valores da sua empresa pode até parecer fácil, mas é um processo demorado que exige muita dedicação. Diferente do que muitos pensam, os valores e missão de uma empresa não são apenas palavras escritas em um papel ou placa, eles são bem mais do que isso. São a alma do negócio, o guia de bolso que todo empreendedor e colaborador deve saber de cor e salteado, o que serve de base para os comportamentos diários dos colaboradores e move toda a empresa na mesma direção.

E se você já está pensando “falar é fácil, difícil mesmo é conseguir encontrar quais valores são os que melhor representam o meu negócio” talvez esta dica possa te ajudar bastante. A cultura organizacional de uma empresa nasce por conta própria. Se você não pegar as rédeas e defini-la, ela tem muitas chances de virar um “Frankenstein” do qual você talvez não se orgulhe tanto assim. Por isso, pare e pense: quem faz o seu negócio crescer? Quem são as pessoas que acompanham, diariamente, a rotina da sua empresa e sabem, melhor do que ninguém, o que move toda a organização? Se você pensou em seus colaboradores, acertou em cheio.

Pode não parecer, mas os seus valores vão te ajudar, e muito, na hora do recrutamento de novos talentos. 

2 - Conversas diretas com seus colaboradores

Definir os seus valores significa entender o que é aceitável ou não é dentro da sua empresa. Para isso, uma boa conversa com aqueles colaboradores que mais se destacam dentro do negócio é uma ótima saída. Esse bate papo tem que ser mais profundo do que uma conversa normal, é um verdadeiro mergulho na personalidade da pessoa, identificando quais valores pessoais ela transmite em seu trabalho e o porquê deles fazerem a diferença na hora da entrega dos resultados.

Esse é o momento de entender a história dos seus colaboradores, quais valores os movem e quais qualidades e características são as mais presentes em cada um deles. Com isso em mãos, você será capaz de construir a persona ideal para a sua empresa, com valores que sejam, literalmente, a cara e coração da sua empresa. Ambos os processos são demorados, mas podem ser realizados por qualquer tipo de empresa.

3 - Recrutamento e Seleção

Outro grande desafio que muitas empresas enfrentam é a contratação de pessoas. Alguns empreendedores dizem não saber onde procurar seus talentos, outros afirmam que o problema está na hora da escolha final. Para te ajudar com isso, separamos práticas que servem como um guia de gente e gestão.

Em um mercado competitivo, é imprescindível que a contratação de novos funcionários seja efetiva. Com o Gen.te Integra – Recrutamento e Seleção da LG lugar de gente, você encontra o candidato certo sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. 

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4 - Contrate a pessoa certa

Lembra que falamos sobre a importância de ter seus valores bem definidos? Eles vão te ajudar muito na fase contratação. Seus valores devem ser como filtros para a contratação de qualquer pessoa. Às vezes é difícil identificar essas características durante entrevistas, mas perguntas bem elaboradas fazem toda a diferença. Nesse momento, é importante ter em mente o que cada valor significa para você em ações. Por exemplo, ter cabeça de dono pode ser o mesmo que mostrar atitude durante um momento adverso ou estressante para a pessoa.

Pensando nisso, você pode fazer uma pergunta que envolva uma situação dessa, como, por exemplo: você poderia me contar uma situação na qual teve que fazer uma escolha sobre pressão? Com essa primeira resposta, você terá um panorama geral da personalidade da pessoa, mas é preciso ir mais a fundo. Peça para que ela descreva o contexto da situação, quem estava envolvido, quais eram os objetivos e riscos de cada ação e, o mais importante, o que ela, de fato, fez para ajudar na situação.

Em resumo, na hora do recrutamento, utilize o método CAR: contexto, ação e resultado.

5 - Saiba onde procurar

Muitas empresas precisam de um recrutamento ativo, seja pelo alto nível de turnover ou por um rápido crescimento. Seja qual for a causa, criar um banco de talentos é uma ótima solução, afinal, não adianta sair correndo atrás de alguém que você nem mesmo sabe onde está com um prazo super curto para recrutar. Para ter um bom banco de dados é preciso não só encontrar as pessoas certas, mas também aquelas que tem um maior fit com seu negócio e cultura. Para isso, você pode, por exemplo, pedir indicações de seus colaboradores. Isso mesmo, ative o seu time para indicar novos talentos para sua empresa. Se você parar para pensar, quem melhor do que seus próprios funcionários para identificar quais pessoas têm a personalidade e os interesses que mais combinam com a sua empresa?

Essas dicas foram publicadas no site Endeavor, em 25/07/2016

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