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Revertendo o quadro de funcionários desmotivados no trabalho

Mercado
13/10/2014

Falta de um plano de carreira, desafios impossíveis, falta de reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional ruim e problemas pessoais levam muitos funcionários a ficarem desmotivados com o trabalho.

Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam. Segundo o Diretor Executivo da Innovia Training Consulting, empresa de gerenciamento, Ricardo Barbosa, as consequências tendem a ser baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, alta taxa de rotatividade, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostra que um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego. O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce em seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.

“É fundamental que os líderes das empresas detectem os colaboradores que podem estar desmotivados e revertam este quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores, mas, não é só isso, o líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação”, afirma Barbosa.

Confira algumas maneiras de reverter o cenário de funcionários desmotivados:

1 - Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;

2 - Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;

3 - Elaborar um plano de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;

4 - Implementar um plano de carreira visando a retenção de talentos;

5 - Avaliação das necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam suprí-las;

6 - Política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.

 

Essa notícia foi publicada no site InfoMoney, em 07/10/2014

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