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RHs apostam na qualidade e produtividade para gerar maior competitividade

Mercado
18/04/2016

Qualidade e produtividade, fatores-chave para a competitividade, sempre foram preocupação dos setores produtivos, em maior ou menor escala, em diferentes setores, em especial nos países com economia aberta. A qualidade observou diferentes abordagens ao longo do tempo, sendo até hoje essencial para o sucesso de empresas. Com o acirramento da competição, como conseqüência da economia globalizada, a importância da adequada abordagem no trato da qualidade passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo empresarial.

RHs apostam na qualidade e produtividade para gerar maior competitividade

O RH da Atento, empresa recentemente eleita pelo quinto ano consecutivo como uma das 20 melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina pelo Great Place To Work (GPTW), acredita que, em relação ao tema produtividade e competitividade, as  empresas são muito cobradas por eficiência financeira e operacional, seja pelo acionista, pelo cliente ou pelo mercado. A perenidade das empresas depende de sua eficiência e resultado, o que está diretamente relacionado à produtividade de seus colaboradores.

Para se ter uma ideia da relevância deste tema para a Atento, de acordo com o RH, os colaboradores são avaliados periodicamente por sua produtividade e por sua aderência comportamental aos valores da empresa. Como resultado desse processo há uma matriz com o mapeamento, por quadrantes, de todos os funcionários da organização, o que possibilita ações de meritocracia e/ou foco em desenvolvimento.

“Se esse processo for transparente a competitividade será reconhecidamente saudável e estimulará os funcionários a buscar um posicionamento cada vez melhor”, acredita a diretora executiva de RH, Majo Martinez Campos.

Para estimular a produtividade, a empresa implementou uma diretoria executiva de operações, área dedicada ao acompanhamento dos indicadores operacionais. A partir das análises realizadas pelas equipes da diretoria, são realizados estudos de tendências, estabelecidas novas métricas e revisados processos e ferramentas, bem como são utilizadas campanhas de comunicação e de remuneração variável, visando estimular a mudança de patamar e o alcance da produtividade desejada.

A executiva de RH explica que são diversos os programas de qualidade e produtividade existentes que visam elevar os resultados. Estes programas são customizados com seus clientes contratantes, voltados a líderes operacionais e times operacionais, variando de acordo com a natureza do negócio. As áreas administrativas possuem programa de metas que resultam em bonificação a depender do atingimento da meta, com range por nível de cargo.

Ainda de acordo com a executiva, o RH da Atento tem papel fundamental na capacitação dos funcionários, apostando em várias metodologias como a melhor forma de alcançar os resultados desejados. São utilizados recursos como simuladores, videoaulas, gamification, jogos, storytelling, webaula, além de treinamentos presenciais, pois a companhia entende que, para identificar a melhor solução educacional, é necessário entender e analisar o negócio do cliente, o perfil de treinando e o perfil do consumidor final que usará o serviço.

Essa notícia foi publicada no site Mundo RH, em 24/04/2016 

A Atento é cliente da LG lugar de gente desde 2004. A empresa conta com as soluções de folha de pagamento, autoatendimento, relatórios, workflowbenefícios para gerenciar mais de 90 mil funcionários no Brasil. 

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