Huma

Rotatividade de funcionários: entenda as causas

Mercado
21/10/2016

rotatividade

Por José Roberto Marques*

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é a frequência com que colaboradores entram e saem de uma empresa. O que mais preocupa as corporações é quando essa rotatividade se torna alta, pois além de gerar custos de demissões e contratações, o trabalho acaba não evoluindo, uma vez que diversos profissionais passam pelo mesmo cargo sem que haja progresso significativo para a organização. Existem diversos fatores que contribuem para essa alta rotatividade e, saber como trabalhar em cima deles irá ajudar a sua empresa a reter talentos e manter a equipe produtiva e motivada.

Motivos que levam à alta rotatividade de funcionários

Existem aquelas pessoas que acabam precisando sair de seus empregos por motivos pessoais, como doenças, mudanças ou viagens, porém, o que mais causa a rotatividade de funcionários são problemas internos, que fazem com eles se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar. Entre essas questões estão:

Ambiente hostil

Para uma pessoa produzir bem, é preciso que ela se sinta segura e acolhida dentro de seu ambiente de trabalho. Estar em um local em que ela se sinta acuada, reprimida e humilhada fará com que, além de diminuir sua produtividade, ela saia da empresa.

Baixa remuneração e falta de benefícios

O principal motivo pelo qual as pessoas têm empregos é justamente para pagarem suas contas e manterem um estilo de vida confortável. Ao receberem menos do que elas precisam, com certeza irão procurar por lugares que lhe ofereçam uma renda maior e mais justa, de acordo com suas funções. A falta de investimento em benefícios básicos também faz com que os funcionários busquem por outras empresas que ofereçam condições melhores.

Liderança ruim

A função de um líder é manter sua equipe motivada e ajudar a atingirem seu potencial. Estar em um lugar onde a liderança é falha pode desmotivar os funcionários. Não adianta ser expert em negócios se não há uma administração adequada de pessoas. Chefes autoritários, explosivos e que não tratam com respeito seus funcionários acabam causando uma alta rotatividade dentro da empresa, uma vez que seus colaboradores se sentem desvalorizados e agredidos.

Falta de plano de carreira

Ao entrar em uma empresa, as pessoas procuram um lugar que proporcione crescimento conforme elas progridem com suas tarefas. A falta de perspectiva na organização causa desmotivação e fará com que o colaborador não se sinta valorizado e procure por um lugar que proporcione um plano de carreira eficaz.

Rotina

Executar a mesma função todos os dias faz com que a rotina de trabalho se torne maçante e improdutiva. Não ter crescimento, variedade de trabalho e aprendizado influencia na alta rotatividade de funcionários.

Como diminuir a rotatividade de funcionários em sua empresa

Se você não quer perder seus bons funcionários, é importante identificar se acontece alguma das situações citadas acima. Oferecer um ambiente produtivo onde haja respeito faz com que as pessoas se sintam mais seguras em seus empregos. 

Valorizar seus funcionários também é um ponto importante. Retenha seus melhores talentos dando oportunidades de crescimento e uma remuneração que seja justa às suas funções. Dessa maneira, eles se sentirão motivados e manterão um nível de produção alto e qualificado, pois saberão que estão em um lugar que reconhece seu esforço e acredita em seu potencial.

*José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Notícias relacionadas:

People Analytics: A tendência que está transformando a gestão de pessoas

8 erros que fazem com que bons empregados se demitam

Gestão de pessoas garante redução de custos e aumento de faturamento para as empresas

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/