Huma

Saiba como avaliar os resultados de treinamentos na sua empresa

Mercado
30/05/2016

Boa parte das empresas já entende a importância da aplicação de treinamentos. Contudo, nem sempre eles são eficazes. E como saber se os treinamentos ministrados estão sendo funcionais e atingido suas metas? A resposta é simples: realizando o que chamamos de avaliação de treinamento.

Conforme o modelo de treinamento e até mesmo a cultura organizacional, o sistema de avaliação poderá ser diferenciado. Por isso, há vários métodos para avaliar os resultados dos treinamentos realizados. É possível executar avaliações imediatistas, como avaliação de reação e a avaliação de aprendizagem. Ambas são importantes, mas o método que tem mais peso aos olhos da diretoria é a avaliação do retorno do investimento. Na sequência, conheça um pouco mais de cada tipo de avaliação mencionados.

Avaliação

Talvez a mais comum e de mais fácil aplicação, a avaliação obtém o grau de satisfação das pessoas que participaram do treinamento. Trata-se de uma avaliação mais subjetiva. É importante lembrar que a execução desta avaliação deve permitir o anonimato e ser realizada diretamente pela equipe de Recursos Humanos, principalmente quando é uma empresa terceirizada que realiza o treinamento. Tal prática deixa quem recebeu o treinamento mais à vontade para tecer críticas e elogios.

Aprendizagem

A avaliação de aprendizagem obtém o grau de conhecimento assimilado pelos participantes de um determinado treinamento. Basicamente, há duas formas de realizar essa avaliação:

  • Por meio de testes teóricos, com perguntas e respostas, sejam elas abertas ou de múltiplas escolhas;
  • Por meio de testes práticos, nos quais profissionais treinados recebem desafios dentro de suas áreas e precisam aplicar os conhecimentos adquiridos na sua resolução.

Portanto, trata-se de uma avaliação que apresenta uma justificativa mais plausível para o investimento no treinamento. E é interessante que ela seja realizada logo após a aplicação do conteúdo pelo instrutor.

Comportamento

Assim como o método de aprendizagem, a avaliação de comportamento tem como objetivo medir as competências comportamentais que o colaborador adquiriu ou desenvolveu após o treinamento. Essa avaliação, em conjunto com a de aprendizagem, permite observar melhor o ganho real na realização do treinamento.

Return on Investiment (ROI)

Essa avaliação, também chamada de avaliação de resultados, se baseia em mensurar o quanto foi investido no treinamento e contabilizar o lucro, ou prejuízo, gerado à empresa em um determinado período de tempo após a sua realização. Por exemplo, após um treinamento de vendas, a empresa obteve um aumento de X% em sua carteira de clientes e Y% em seu faturamento. Com o cálculo devido, obtém-se o retorno sobre o investimento naquele treinamento de vendas.

No entanto, por não ser um cálculo simples, esta avaliação demanda profissionais gabaritados e que tenham acesso às informações contábeis da organização. Por isso, é recomendada apenas para avaliar programas de treinamento considerados cruciais à empresa.

A escolha da avaliação de treinamento

É interessante esclarecer que a cultura organizacional da empresa e os interesses que ela tem por meio dos treinamentos é que vão orientar quais avaliações deverão ser aplicadas ou quais terão pesos maiores. Mas, visando uma compreensão melhor do retorno de um treinamento aplicado, é interessante cruzar os resultados de todas as avaliações citadas, considerando desde o feedback dos profissionais treinados até o ROI. Com isso, a análise da avaliação de treinamento será mais consistente e pertinente aos relatórios da organização.

Essa notícia foi publicada no site da Catho, em 23/05/2016

Como sua empresa faz o gerenciamento dos treinamentos? Como ela mensura resultados? A LG lugar de gente tem a ferramenta certa para apoiar o RH nessa tarefa! Conheça o Gen.te Aprende - Treinamento e se quiser saber mais entre em contato com a gente!

Notícias relacionadas:

Cinco ações imediatas para redução de custos em RH

Novas metodologias para capacitar os funcionários

 

 

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/