Huma

Saiba como resolver conflitos no trabalho

Mercado
10/10/2012

Conflitos no trabalho são mais comuns do que parecem. Em muitos casos são os grandes motivadores para que as pessoas desistam do seu emprego. No entanto, é preciso saber que fugir não vai ajudar você a desenvolver a sua carreira. O ideal é que você seja capaz de resolver os seus conflitos de maneira passiva. Aprenda a fazer isso com dez passos simples:

1. Hora certa

Decida qual é o melhor momento para confrontar a pessoa que está incomodando você. O ideal é que você faça isso de maneira direta e sutil, não fique jogando indiretas.

2. Educação
Seja educado e racional ao conversar com a pessoa. Fique calmo e procure manter o foco na situação e nos fatos. Deixe de lado as fofocas e ataques pessoais.

3. Assertividade
Seja muito cuidadoso para não expressar hostilidade durante a conversa. Fique atento a sua postura, expressão facial e tom de voz. Você precisa ser assertivo sem partir para a agressividade.

4. Paciência

Seja paciente e não tente ser o dono da razão. Escute o que a outra pessoa tem a dizer e seja crítico quanto a isso. Certifique-se de que você entendeu a posição dela antes de fazer qualquer julgamento.

5. Interesse
Deixe claro para a pessoa que você está interessado no que ela tem a dizer e peça a ela o mesmo tipo de comportamento. Você não precisa concordar ou discordar do que ela tem a dizer, mas deixe claro que você vai ouvi-la de toda maneira.

6. Clareza
Se comunique de maneira clara. Não deixe dúvidas sobre a sua posição e ofereça soluções para o problema. Entretanto, lembre-se de ser flexível ao ouvir o lado da pessoa com quem está conversando.

7. Superiores
Comunique aos seus superiores se você vem tendo alguma dificuldade de relacionamento com os seus colegas de trabalho. Talvez o problema possa ser resolvido de maneira mais eficiente por alguém fora da situação. Mas evite parecer fofoqueiro, isso não vai ajudá-lo.

8. Motivação

Antes de criar uma tempestade em copo d’água procure entender o que levou a pessoa a criar um conflito com você. Se você souber quais foram suas motivações conseguirá resolver o problema de maneira muito mais simples e efetiva.

9. Pressão
Se você ceder às pressões das pessoas no trabalho, provavelmente vai ser muito mais vulnerável aos conflitos. Seja firme e saiba quando deve ou não se movimentar para realizar tarefas de terceiros.

10. Reclamações infundadas
Procure não ser paranoico ou se fazer de vítima em qualquer que seja a situação. Em muitos casos o conflito pode estar acontecendo apenas na sua cabeça. Portanto, procure ficar atento aos comportamentos dessa pessoa para identificar a existência de um possível conflito.


*Essa notícia foi publicada no site InfoMoney, em 9/10/2012

Comentários

X

Receba as principais atualizações do Portal Huma

Fique por dentro das novidades da área de gestão de pessoas. Assine a newsletter do Portal Huma e receba as principais informações da semana!

Enviar

https://www.lg.com.br/